Crea-PE

UFPE lança especialização em BIM, com desconto para profissionais do Crea-PE

Registrados no Conselho contarão com um abatimento de 15% na mensalidade do curso que terá duração de 18 meses

Building Information Modeling, ou simplesmente BIM, é uma mudança de cultura e de prática da construção. Uma modelagem que atualiza o jeito de fazer e pensar nos projetos, bem como nas suas soluções. Uma experiência que pode ser vivenciada pelos profissionais que estão no mercado, com o lançamento da primeira especialização da UFPE do assunto. Trata-se do curso “Especialização em BIM – projeto e fabricação digital no ambiente construído”, que está com a pré-inscrição aberta.

Os profissionais do Crea-PE têm o benefício de um desconto de 15% na mensalidade. Com isso, o valor passa de R$ 720/mês para R$ 612/mês, num total de 18 meses. A carga horária é de 435 horas, com aulas quinzenais às sextas-feiras – das 16h às 19h e das 19h30 às 22h30 – e aos sábados – das 8h às 12h e das 13h às 18h, sempre com 15 minutos de intervalo nos períodos. As pré-inscrições podem ser feitas neste link. São 40 vagas disponíveis e as aulas estão previstas para começar neste quarto trimestre do ano.

O coordenador do curso, o professor Max de Andrade, destaca que o curso tem como objetivo realizar uma imersão no uso das tecnologias digitais e das práticas de projeto e construção relacionadas à modelagem paramétrica e à fabricação de digital, dentro do contexto do BIM. Ele explica que a UFPE, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, criou uma “célula BIM” exatamente para auxiliar em práticas que melhorem na qualidade do ambiente construído, no aumento da produtividade e na redução dos custos do setor. A especialização é voltada para qualificação de profissionais da indústria da arquitetura, engenharia, construção e operação (AECO).

Lorena Oliveira, engenheira civil e membro do Comitê Permanente (CTP) do Crea-PE, destaca que o curso é voltado para os profissionais que já estão no mercado de trabalho. Ela integra o eixo do CPT que trata da modelagem BIM. “O BIM é uma nova ferramenta de elaboração dos projetos, com modelo 3D, associada à inovação. Por isso é importante para o profissional que está no mercado se atualizar”, avalia Lorena.

O modelo é realidade nos principais países da Europa, das Américas e da Ásia. Aqui no Brasil o uso do BIM é crescente e peça fundamental para a sobrevivência na indústria da AECO. Conforme Max de Andrade, as principais empresas privadas e públicas do setor vêm exigindo, cada vez mais, o BIM em seus contratos. De 2018 a 2020, só no Governo Federal publicou três Decretos BIM. Exatamente para atender estas demandas que o curso está sendo criando.

O coordenador lembra que a intenção era lançar o curso já no início de 2020. Os planos precisaram ser reprogramados em função da pandemia. A especialização é voltada para arquitetos, engenheiros, tecnólogos e demais profissionais ligados ao planejamento, ao projeto, ao gerenciamento e à construção civil, de uma maneira geral.

Max de Andrade ainda destaca que a grade curricular é voltada para situar os profissionais sobre a ferramenta e poder usar com eficácia todos os benefícios que o modelo dispõe. Sem falar que as aulas serão ministradas por nomes de destaque no uso do BIM. Para ter acesso à grade curricular, com as disciplinas e respectivos professores, clique aqui.

Pular para o conteúdo