Transnordestina Já articula debate técnico sobre reativação das ferrovias no Nordeste

Problemas e soluções para a malha  serão discutidas em encontro regional

O Movimento Transnordestina Já está elaborando um evento para discutir tecnicamente e apresentar soluções para reativar a malha ferroviária nos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Em reunião nesta sexta-feira (12), na sede provisória do Crea-PE, o grupo alinhou alguns encaminhamentos para a realização de um seminário, capitaneado pelo Conselho e pela Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe).

A ideia é apresentar o documento técnico sobre a ferrovia Transnordestina e a malha ferroviária do Nordeste Oriental, que compreende os quatro estados, como orientação para os debates em grupos. Além do Crea-PE e da Fiepe, deverão participar do evento representantes dos Creas, de entidades empresariais, profissionais e sindicais, e dos governos estaduais dos estados afetados diretamente pela supressão da malha ferroviária.

O objetivo do encontro é reunir as sugestões técnicas em um documento que possa subsidiar a mobilização pela retomada da Transnordestina e a reativação da malha ferroviária. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, ressaltou a importância do apoio e mobilização de entidades dos quatro estados em prol da malha ferroviária.

Durante a reunião também foram discutidos o processo de licitação para elaboração do projeto executivo da Transnordestina e a atual situação das obras, no trecho entre o município de Salgueiro e o Porto de Suape.

Participaram do encontro o professor Maurício Pina, integrante do Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE, o ex-superintendente da RFFSA Fernando Jordão, o sócio da Consultoria TGI e representante da FCDL, Francisco Cunha, e o representante da Associação Nordestina de Logística (Anelog), Marcílio Cunha.