Sistema de transportes do Recife é vantagem para conquista do Hub Latam

??????????????????????????????????????????????????????????????????????Mobilidade urbana será um dos assuntos discutidos durante o Fórum Crea-PE e o Hub da Latam no Recife”, realizado pelo Crea-PE, no dia 18 de agosto, às 9h, no auditório do Banco Central, localizado na Rua da Aurora. O encontro, de caráter técnico, irá reunir representantes de diversos segmentos da Engenharia pernambucana. A ideia principal é discutir os diferenciais que colocam o Recife como favorito na conquista do empreendimento.

“O Crea-PE é formado por entidades de classe e representantes de instituições de ensino das áreas tecnológicas. Reunimos técnicos de todas as Engenharias, por isso, é fundamental estudar e discutir os pontos fortes do Estado e os diferenciais da nossa Engenharia”, destaca o presidente Evandro Alencar.  De acordo com ele, “um empreendimento da proporção do Hub precisa, fundamentalmente, da expertise de transformação da Engenharia pernambucana, avaliada nacionalmente como uma das mais fortes do Brasil”.

O evento conta com representantes do Governo do Estado de Pernambuco, da Prefeitura do Recife, das Instituições de Ensino, entidades do Sistema Confea/Crea e Mútua e diversos órgãos. No Fórum, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Thiago Norões, fará palestra sobre a visão de Pernambuco frente ao projeto.

Nas reuniões preparatórias para o evento, os técnicos discutiram diversos gargalos da cidade. Entre os pontos tratados estão as desapropriações, prazo para liberação do terreno e a possibilidade da construção de uma segunda pista. Um grande diferencial de Pernambuco na disputa pelo empreendimento é a facilidade de acesso ao aeroporto. “É notório que temos diversos pontos a nosso favor. Do ponto de vista técnico, nós temos a vantagem do nosso aeroporto, que é localizado em área urbana e possui ligação direta com o metrô”, explica. Segundo o presidente, é preciso otimizar os serviços de mobilidade e encontrar soluções para realizar a melhoria de nosso Estado.

Pesquisa realizada recentemente pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) revela que 27% das pessoas que utilizam a passarela que liga o metrô ao aeroporto são usuárias de voos. “Esse número indica a alta representatividade que o transporte possui no deslocamento de passageiros aéreos”, afirma o presidente do Crea-PE. O acesso ao local também é facilitado para quem opta por outros tipos de veículos. “A Avenida Mascarenhas de Morais é um importante corredor que liga o centro da cidade ao aeroporto. Ela possui faixa exclusiva para ônibus que visa dar mais rapidez ao deslocamento”, ratifica Evandro Alencar.

ENGENHARIA PERNAMBUCANA E O HUB

No encontro, o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, irá entregar uma carta de recomendação ao Governo do Estado de Pernambuco solicitando que, caso o empreendimento venha para Pernambuco, a mão de obra utilizada no projeto seja de profissionais pernambucanos. “Temos Escolas de Engenharia que são referências nacionais, e queremos, enquanto Conselho de classe, defender os interesses dos nossos profissionais”, explica Evandro. Ainda na ocasião, será entregue um documento produzido pelo Crea-PE com os principais pontos positivos do nosso Estado.

Caso Pernambuco conquiste o Hub da Latam, um novo terminal de passageiros será construído, o que vai reaquecer o mercado de trabalho na área da construção civil. “Atualmente possuímos 11 fingers, que são as passarelas que levam os usuários do aeroporto direto para a aeronave. Com a vinda do Hub serão necessários mais 17. O investimento será proveniente da iniciativa privada e será algo em torno de R$ 4 bilhões”, diz.

A expectativa é que o empreendimento gere aproximadamente 10 mil empregos. O hub funcionará como um terminal de integração de voos. Ele irá concentrar na cidade escolhida aeronaves provenientes de todo o Nordeste com destino para outras regiões do Brasil e de destinos Internacionais.