Evento vai acontecer no dia 19 de setembro, às 19h, no campus do IFPE. Profissionais da saúde e engenheiros podem participar gratuitamente
A cidade de Serra Talhada, no Sertão do Estado, vai receber o primeiro Fórum do Time para Estudo de Soluções Locais Avançadas (Tesla) do Crea-PE de 2024. A iniciativa é realizada pelo Conselho pernambucano e vai debater a importância da engenharia nos estabelecimentos assistenciais de saúde públicos e privados do Sertão do Pajeú. O evento vai acontecer no próximo dia 19, no campus do Instituto Federal de Pernambuco, e tem como público-alvo os profissionais que integram o sistema de saúde e engenheiros dessa região de desenvolvimento pernambucana, formada por 17 municípios. Os interessados podem se inscrever gratuitamente preenchendo formulário do Google Forms, clicando aqui.
A abertura do fórum será comandada pelo engenheiro civil e de segurança do trabalho João de Cadete Batista Neto, que é inspetor regional do Crea-PE e integrante do Tesla; e pelo especialista em Engenharia Clínica e Hospitalar Yuri Cavalcanti Silva Araújo, líder do Tesla. Como palestrantes, participam o médico anestesista e diretor do Hospital São Vicente, Clóvis Carvalho, e o fisioterapeuta e diretor do Hospital Professor Agamenon Magalhães (HOSPAM), Leonardo Carvalho.
Yuri Araújo, especialista em Engenharia Clínica e Hospitalar, explicou que “o fórum tem como objetivo fazer um trabalho educativo com os profissionais da saúde, explicando a importância da engenharia no dia-a-dia das instituições assistenciais e a atuação do Crea-PE como órgão fiscalizador para garantir a qualidade dos serviços prestados à sociedade”, pontuou.
Durante o evento, o engenheiro civil João de Cadete Batista vai apresentar o case do Hospital do Sertão Governador Eduardo Campos. “A gestão e a manutenção hospitalar são fundamentais para assegurar a estrutura física e as instalações, contribuindo na missão de garantir segurança ao paciente”, ressaltou. Até dezembro deste ano, as cidades do Recife, de Caruaru e Petrolina também vão receber o Fórum do Tesla.
As atividades da engenharia na saúde contemplam a gestão, a manutenção corretiva e preventiva e calibração; o controle do ciclo de vida do parque de equipamentos médicos hospitalares, o acompanhamento de projetos de equipamentos, a aquisição de tecnologias médicas e suas especificações técnicas como análises de propostas, emissão de pareceres e instalações; e o programa de tecnovigilância com notificação e investigação de ocorrências.