Crea-PE

Serra Talhada sedia a primeira edição do fórum do Crea-PE sobre A Importância da Engenharia na Saúde

Quatro palestras marcaram o evento no campus do IFSertão da cidade. O presidente Adriano Lucena participou do debate

A cidade de Serra Talhada, no Sertão pernambucano, sediou, na noite dessa quinta-feira (19), a primeira edição do Fórum: A Importância da Engenharia na Saúde. O evento aconteceu no campus do IFSertão do município e contou com a presença do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. A iniciativa foi realizada pelo Time de Estudo de Soluções Locais Avançadas (Tesla) do Conselho e teve como público-alvo os profissionais que integram o sistema de saúde e engenheiros da região de desenvolvimento do Pajeú, formada por 17 municípios.

A cerimônia foi aberta pelo presidente Adriano Lucena. Integraram a mesa de solenidade a inspetora do Crea-PE em Serra Talhada, Thaysa Mayara Nascimento Silva, o especialista em Engenharia Clínica e Hospitalar e Líder do Tesla, Yuri Araújo, o coordenador do curso de Engenharia Civil do campus do IFSertão Serra Talhada, Eduardo Tenório, e o secretário de saúde da cidade de Afogados da Ingazeira e representante da Amupe, Artur Amorim.

Em sua fala de abertura, Adriano Lucena disse “que é importante discutir a engenharia no ambiente hospitalar com o olhar da mecânica, da área civil, da elétrica e das mais diversas modalidades, mostrando as oportunidades de empregos para a melhorar a saúde do nosso Estado e transformar as nossas vidas”, pontuou.

A primeira palestra da noite foi comandada por Yuri Araújo, especialista em Engenharia Clínica e Hospitalar e Líder da Tesla, que apresentou um diagnóstico dos recentes problemas enfrentados na área da saúde e que tiveram reflexo nos serviços de engenharia. “Essa iniciativa do Crea-PE em trazer o primeiro fórum para Serra Talhada foi espetacular pela questão de organização geográfica, tendo o município como ponto central e pela importância como matriz dentro do plano de saúde de Pernambuco”, pontuou.

Em seguida, o engenheiro civil e de segurança do trabalho João de Cadete Batista Neto, inspetor regional do Crea-PE e Líder do Tesla, apresentou o estudo de caso direcionado à aplicação da engenharia clínica e hospitalar em uma instituição de saúde.

A programação do fórum trouxe ainda as palestras do fisioterapeuta e diretor do Hospital Professor Agamenon Magalhães (HOSPAM), Leonardo Carvalho, que abordou a importância da engenharia na gestão de uma instituição pública de saúde; e do médico anestesista e diretor do Hospital São Vicente, Clóvis Carvalho, que debateu sobre o sistema de gestão de saúde em uma instituição privada.

A engenharia na saúde engloba desde projetos, obras e manutenções até as atividades de gestão, como o monitoramento para ações corretivas internas; a gerência de serviços terceirizados; o controle do ciclo de vida do parque de equipamentos médicos; os custos e o planejamento estratégico. Além da manutenção preventiva e calibrações para o controle de qualidade; programas de treinamento, educação continuada e de tecnovigilância; a preparação e o acompanhamento de projetos de aparelhagem e o apoio técnico aos processos licitatórios para aquisição de equipamentos médicos.

 

 

 

 

 

Pular para o conteúdo