Seminário Pernambuco em Desenvolvimento debate avanços para Sertão do Estado

Mais uma edição do evento ocorreu nessa segunda-feira (10), desta vez na cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú

O Sertão do Pajeú recebeu, nesta segunda-feira (10), o Seminário Pernambuco em Desenvolvimento, promovido pela Exatta Estratégia e Pesquisa em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco. O evento ocorreu no auditório do Senac, na cidade de Serra Talhada, mas as discussões abrangeram a mesorregião do Sertão pernambucano, que compreende também as microrregiões de Araripina, Salgueiro e o Moxotó. Um dos palestrantes foi o engenheiro civil Maurício Pina, que integra o Comitê Tecnológico Permanente do Crea-PE, além de presidir o Memorial da Engenharia.

Com o auditório lotado, Maurício Pina falou sobre o desenvolvimento da região a partir das malhas rodoviárias e ferroviária, citando a obra da Transnordestina. “Se de fato for implantada, a Transnordestina irá beneficiar toda a região. Além disso, tratamos sobre a necessidade urgente de duplicação da BR-232 chegando em Arcoverde, Serra Talhada e Salgueiro. São obras que trarão benefícios para nosso Estado”, disse.

Para o engenheiro agrônomo Geraldo Eugênico, que também integra o Comitê Tecnológico Permanente do Crea-PE, não há desenvolvimento sem engenharia. “A participação do Crea nesse debate é muito importante porque é o Conselho que representa as engenharias, a geociência e a agronomia. Então, sair da RMR e percorrer as regiões é fundamental para saber o que tem sido feito, o que se propõe e o seu futuro”, explicou.

Presente ao seminário, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), ressaltou a importância do município debater proposições que impulsionam o desenvolvimento da região. “As palestras que assistimos aqui puderam nos inspirar e nos mostrar que ainda temos muito a crescer. Vamos continuar crescendo junto com Pernambuco”, declarou.

O organizador do Seminário, Tonico Araújo, diretor da Exatta, defendeu o amplo debate regionalizado para enfatizar as peculiaridades de cada localidade. Ele explicou o objetivo dos seminários. “Ao final desses encontros, nós vamos produzir um documento para ser entregue às autoridades para que tomem conhecimento da realidade e das propostas que surgiram com esses debates”, enfatizou.

O evento também teve como palestrantes Carla Milena, responsável pela XI Gerência Regional de Saúde do Estado; o consultor de Educação e ex-vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, e o empresário do grupo Tupan, Carlos Aurélio de Carvalho.