Responsável pela pasta de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco debateu o assunto com os professores da UFPE e engenheiros civils Fernando Jordão de Vasconcelos e Maurício Andrade
Na ocasião, a secretária apresentou o projeto preliminar das obras, previstas para iniciar até o final de 2021. “Em virtude do convite do Crea para falar sobre o projeto em questão, antecipamos a apresentação porque achamos que o Crea é o lugar certo para divulgar para os profissionais e poder contar com a contribuição de todos”, disse.
Fernandha Batista defendeu a importância de estudar todos os detalhes que implicam uma obra dessa magnitude, inclusive as mudanças necessárias no entorno. “Temos um trabalho bem planejado para a BR-232, principal corredor de entrada e saída para capital de Pernambuco e o interior do estado. Por ela transitam diariamente 50 mil veículos. A rodovia fará, em 2022, 20 anos de implantação e precisa passar por um processo de ampliação e restauração”, adiantou.
Sobre a obra, a secretária disse ainda que o governo está trabalhando em duas grandes ações previstas para serem executadas entre Recife e Caruaru. A primeira se refere à triplicação da via a partir do trecho entre a Ceasa e o Atacado dos Presentes. A intervenção tem como principal objetivo desafogar o trânsito que é hoje um grande gargalo a ser corrigido.
De acordo com a engenheira, a atualização das condições de segurança, fluxo e mobilidade da via considera o viés urbanístico da BR. “Discutimos com DNIT, já que se trata de uma rodovia federal, a autorização para a obra, já que, com o passar dos anos, o trecho virou área urbana”, explicou.
o projeto contempla soluções para ciclistas, pedestres, acessibilidade e iluminação pública. “Quanto ao tempo de conclusão da obra, trabalhamos para que não seja demorada, já que não temos rota alternativa, sendo necessário fazê-la sem fechar a via”, complementou Fernandha Batista.
Recife/Caruaru
A palestrante anunciou também uma obra de restauração completa da via no trecho entre Recife e Caruaru, afirmando que o tempo de vida útil da estrada está se exaurindo. Para a execução da obra, o governo estadual conta com R$ 30 milhões, oriundos de emendas da bancada parlamentar pernambucana.
Homenagem
Nas considerações finais, o engenheiro Maurício Andrade propôs uma homenagem póstuma ao engenheiro civil e conselheiro titular da Câmara Especializada de Engenharia Civil Eli Andrade, que faleceu no dia 30 de maio. “Gostaria que a edição do projeto desta noite fosse dedicada ao conselheiro que, por muitos mandatos, deixa uma contribuição inestimável para o Crea-PE”.
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