Categories: Dez - 2022Nov - 2022

Referências regionais e xilogravura atualizam as ideias de Gilberto Freyre

O quadrinista pernambucano Luciano Félix buscou referências nordestinas para ilustrar a história em quadrinho que faz uma releitura da obra do sociólogo e escritor, que foi lançada na década de 1930

Os traços do quadrinista Luciano Félix ilustram as páginas de “Nordeste: uma visão em quadrinhos da Civilização do Açúcar”. O artista pernambucano trouxe para o livro referências regionais, na linguagem da xilogravura. O formato em quadrinho consegue dar mais leveza e atualidade às ideias de Gilberto Freyre, contidas na obra “Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do nordeste do Brasil”, de 1937.

O livro em quadrinhos é uma realização conjunta do Crea-PE com a Fundação Gilberto Freyre e tem o patrocínio do Confea e da Copergás. O lançamento acontece no dia 7 de dezembro, a partir das 17h, na Fundação Gilberto Freyre, na Rua Jorge Tasso Neto, s/n, Apipucos. O evento é aberto ao público, numa oportunidade de prestigiar essa ilustre personalidade pernambucana tão à frente de seu tempo.

Luciano Félix conta que a adaptação chegou no momento de sua transição do estilo clássico – mais complexo e detalhado-, para uma pegada regional, que envolve o digital e a xilogravura. “Foi uma feliz coincidência trazer o regional para uma obra com o nome Nordeste”, diz. Para Félix, houve uma sincronia desse seu momento com o universo de Freyre.

Quadrinista desde 2002, Luciano Félix trabalhou como assistente na ilustração de vários livros. Nordeste é sua primeira adaptação solo. Ele conta que se inspirou no xilogravador e cordelista pernambucano J. Borges e no ilustrador Flávio Colin. Também buscou referências visuais em livros e na internet para desenhar as 40 páginas de quadrinhos.

A leitura do livro clássico de Gilberto Freyre para a adaptação também trouxe de volta sua visão sobre a região. Luciano Félix conta que a obra o fez relembrar que o Nordeste é também verde e com água, diferente da visão estereotipada do Sertão clássico e seco tão difundida.

A publicação não será comercializada. O livro será distribuído para bibliotecas e escolas públicas, além das universidades com cursos de Engenharia em Pernambuco e órgãos federais, estaduais e municipais.

Comunicação Crea-PE

Share
Published by
Comunicação Crea-PE

Recent Posts

O portal de serviços SITAC do Crea-PE ganhou novo visual

Profissionais do Sistema terão navegação mais intuitiva e facilidade nos procedimentos O Portal de Serviços…

20 horas ago

Crea-PE e Porto Digital discutem parcerias para agregar tecnologia aos profissionais da engenharia

Reunião ocorreu com o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, que também tratou da participação do…

23 horas ago

Crea-PE participa do 46º Circuito Nacional do Setor Elétrico no Recife

Evento reúne engenheiros eletricistas e técnicos para debater o atual cenário do segmento energético no…

23 horas ago

Seminário debate os desafios para a universalização do saneamento em Pernambuco

Evento organizado pelo CTP reuniu especialistas, profissionais,gestores públicos e sindicalistas no auditório da Fiepe O…

1 dia ago

Adiamento da abertura do edital de nº 003/2024

Informamos o adiamento da abertura do edital nº 003/2024, referente à seleção pública simplificada de…

3 dias ago

Crea-PE participa de debate sobre política habitacional em Pernambuco

Evento promovido pelo Sinduscon/PE juntamente com a Ademi/PE teve a presença do 1º vice-presidente do…

3 dias ago

This website uses cookies.