Recife, 15 de outubro de 2012
Reunidos no auditório da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-PE), no último sábado (13), presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) do Nordestes, além de Tocantins e do Distrito Federal, discutiram sobre questões de interesse da categoria.
O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, fez a abertura e colocou a importância desta reunião extraordinária, principalmente para se traçar uma tática de ação conjunta dos Creas na região para obter uma melhor atuação na sociedade. Ele ainda defendeu a valorização ao Dia do Engenheiro, como forma de demonstrar a importância da profissão para a sociedade no desenvolvimento sustentável e ordenado das cidades, buscando a valorização dessa categoria.
Nesta primeira reunião extraordinária os presidentes discutiram sobre a Resolução nº 1043/2012, como um dos temas de grande importância para a categoria, além da par-ticipação dos Creas na Semana de Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), o Pro-grama de Sustentabilidade (Prodesu) 2013 e o GT Ordem Econômica 2013.
O assessor de planejamento do Crea-PE, Romildo Cavalcanti, apresentou o planejamento estratégico para a gestão 2012/14. Ele destacou a importância de estabelecer um salto de qualidade na gestão e adequação da entidade ao cenário político econômico do Estado de Pernambuco, definindo um método de avaliação de resultados através de um plano de metas e indicadores para se atingir o índice esperado com esse planejamento.
Participaram da reunião os presidentes: o coordenador Jorge Silveira (Crea-SE); Flávio Correia (Crea-DF); Marcos Antonio Amigo (Crea-BA); Paulo Roberto Ferreira (Crea-PI); Roosevelt Patriota (Crea-AL); Victor César Pinto (Crea-CE); Modesto Santos Filho (Crea-RN); Giucélia Figueiredo (Crea-PB); Roberta Castro (Crea-TO). Estiveram presentes também o superintendente do Crea-MA, Jorge Almir Feres Moraes Rêgo, representan-do o presidente Alcino Araújo; e Geraldo Baracuhy (conselheiro federal licenciado do Confea).
Curso
O diretor comercial da Interdata Cursos, Vital Carvalho, fez uma apresentação de alguns produtos que interessam aos presidentes dos Creas, principalmente a utilização de ferramentas da informática para os projetos de Engenharia como o MS-Project – 2010 e Primavera Project Management, com uma metodologia diferenciada que dinamiza a ação dos profissionais com o objetivo de otimizar o tempo de planejamento e execução dos projetos.
Antonio Alves
ASC do Crea-PE