Crea-PE participa da 4ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil
O ensino a distância nos cursos de Engenharia foi o principal ponto dos debates na 4ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC), realizada em Aracaju (SE) de terça (12) até esta quinta-feira (15). Durante três dias, coordenadores de Câmaras de Engenharia Civil dos Creas se reuniram na sede do Crea-SE, incluindo o Crea-PE, discutindo, entre outros temas, a qualidade do ensino na área.
O coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, Stenio Cuentro, que também é coordenador da Câmara de Engenharia Civil do Crea-PE, explicou que durante a reunião foi elaborado um plano estratégico para atuar junto ao Ministério da Educação. Desde junho, o ministério suspendeu novos registros de EAD. “O Sistema Confea/Crea tem muitas informações para oferecer ao MEC”, ressaltou.
Os eixos do plano estratégico são a revisão e atualização da grade curricular da Engenharia, a obrigatoriedade da inclusão de ferramentas como o BIN e o georreferenciamento, além da inclusão dos conselhos federal e regional no debate sobre o ensino. Durante o encontro foi aprovada a criação de um comitê de assessoria técnica para tratar do EAD e da orientação às instituições de ensino sobre as ementas já contempladas nos cursos existentes.
Stenio Cuentro também destacou a importância da última reunião da CCEEC em 2024 acontecer em Sergipe, após dez anos de ausência. O encontro reuniu coordenadores de todas as regionais, promovendo debates sobre fiscalização, inovação tecnológica, qualidade de ensino, regulamentação da legislação e outros assuntos de interesse dos profissionais e para o desenvolvimento da engenharia. A gerente de Atendimento, Registro e Acervo Técnico do Crea-PE, Maristela Portela, também esteve presente na reunião.