Primeiro dia do Crea Capacita é marcado por orientações sobre processos técnicos

Capacitação reúne colaboradores de 18 inspetorias do Conselho com intuito de integrá-los as atividades operacionais

A cidade de Vitória de Santo Antão, na região da Mata Sul pernambucana, está sediando a 2ª edição do programa Crea Capacita Inspetores, aberto nesta sexta-feira (15) pelo presidente em exercício do Conselho, Clóvis Segundo, e que segue com programação de atividades até o sábado (16). O evento acontece no auditório do Centro Universitário FACOL e tem como objetivo orientar os colaboradores das 18 inspetorias espalhadas pelo interior do Estado sobre os processos técnicos requeridos por profissionais e empresas.

Na abertura do encontro, o presidente em exercício Clóvis Segundo, agradeceu a presença de todos e apresentou os inspetores de Vitória de Santo Antão, os engenheiros civis Jorge Gomes e Camila Tavares. Em seguida, a superintendente técnica Adriana Pereira falou que a capacitação chegou para atender a uma demanda bastante solicitada pelos colaboradores e que a grade foi pensada para tirar as dúvidas sobre a emissão dos principais documentos do Conselho.

Pela manhã, a gerente de Atendimento, Registro e Acervo, Liliana Ramos, foi a responsável por apresentar aos inspetores as funções do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e as do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). Em sua fala, ela ressaltou a importância do registro ao Conselho, que é a inscrição dos profissionais diplomados, no país ou no exterior, nas áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

Liliana Ramos também explicou os detalhes sobre anotação de curso e outras certidões, atualização dos dados cadastrais, a interrupção de registro e o termo de reciprocidade. “Além de integrar os Inspetores às áreas e processos operacionais, a ação os auxiliará no desempenho da representatividade dos mesmos em suas regiões”, pontuou a gerente.

À tarde, a capacitação do Crea-PE teve como foco os processos para a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a Certidão de Acervo Técnico (CAT). “Os inspetores são as referências do Conselho em cada região. É importante eles estarem apropriados de informação para o desenvolvimento do seu papel de maneira qualificada, atualizada e padronizada com todo o Sistema”, explicou a coordenadora de Análise Técnica, Maristela Portela.

Para a engenheira agrônoma e inspetora de Garanhuns, Grazielle Bernarndo, toda capacitação é importante para o alinhamento das informações. “Essa imersão nos ajuda a responder as demandas que recebemos diariamente. É preciso estar capacitado para levar as respostas certas e sanar todas as dúvidas dos profissionais que nos procuram”, ressaltou.