Número de votantes ultrapassou a média histórica no Estado, que ficava em torno de 10% dos profissionais habilitados
A primeira eleição geral do Sistema Confea/Crea e Mútua pela internet foi sucesso de engajamento entre os profissionais. Em Pernambuco, participação dos votantes foi o maior da história do Conselho.
Faltando pouco menos de duas horas para o final da votação das Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua, nesta sexta-feira (17), a coordenadora da Comissão Eleitoral Regional de Pernambuco (CER-PE), Giani Camara, já comemorava a participação recorde dos profissionais. Ao fim do dia, o estado registrou 5.630 votantes, 32,3% de um total de 17.436 pessoas aptas a votar. “Saímos do patamar histórico das três últimas votações”, comemorou.
Segundo Giani Camara, a meta da CER-PE era da participação chegar a, pelo menos, 20% dos votantes. Na Eleição Geral de 2020, os profissionais votantes somaram 1.793, representando 10,71% do total de 16.736 habilitados. No pleito anterior, em 2017, foram às urnas 2.195 pessoas, ou seja, 11,76% de um universo de 16.736 aptos a votar. Em 2014, o comparecimento chegou a 11,46%, representando 2.050 votantes entre os 17.883 habilitados.
Ainda segundo a coordenadora, as eleições ocorreram com tranquilidade. A votação é a primeira online do Sistema, através do www.votaconfea.com.br, mas os profissionais também puderam recorrer à sede ou às inspetorias para votar, em caso de dificuldade com seus dispositivos ou internet.
Em Pernambuco, os profissionais escolheram os presidentes do Crea-PE e do Confea, diretores geral e administrativo da Mútua-PE e o conselheiro titular e suplente de Agronomia. As eleições tiveram início às 8h e encerraram às 19h. A apuração, iniciada às 19h, levou menos de cinco minutos para apresentar os resultados de todos os estados, que foram anunciados em uma cerimônia transmitida para todo o Brasil pelo Youtube do Confea.