Presidentes do Nordeste debatem mecanismos de fiscalização e outros temas na Paraíba

DSCF5403O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, participa da terceira Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste, que teve início na manhã desta sexta-feira (05), na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB). Na abertura do evento, o coordenador do Fórum e presidente do Crea-PI, Paulo Roberto Oliveira, agradeceu à anfitriã e presidente do Crea-PB, Giucélia Ferreira, e a todos os participantes. Também presente, o conselheiro federal pela Paraíba, Paulo Laércio, deu as boas vindas a todos e garantiu que está no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) disponível para lutar pelos interesses do grupo.

Em seguida, teve início palestra sobre “Mecanismos de Fiscalização eDSCF5400 Monitoramento das Obras Públicas” feita pelo auditor de contas públicas e chefe da Assessoria Técnica do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Ed Wilson Santana. Na explanação sobre o tema, o auditor explicou como funciona o sistema, por meio do qual é possível realizar um levantamento das obras que são realizadas no Estado. Por meio de parceria existente entre o Crea-PB e o TCE-PB, o Conselho paraibano tem acesso ao programa que subsidia o trabalho de fiscalização. Após a explanação do auditor, foi franqueada a palavra para quem quisesse obter mais informações ou dirimir dúvidas sobre o assunto.

Concluída a primeira parte do encontro, foram feitos os informes políticos institucionais, oportunidade em que o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, buscou saber em que instância estava a sugestão proposta por ele na última reunião do grupo, de criação de uma linha de crédito da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua) para projetos de energia renovável. Sobre o assunto, o diretor de Tecnologia da Mútua, Antonio Salvador da Rocha, informou que a proposta foi acatada na Caixa de Assistência e seguiu para aprovação no plenário do Confea.

Ainda na oportunidade, Evandro Alencar apresentou proposta de realização de Media Training, custeado pelo Confea. “Entendemos que precisamos nos preparar mais e melhor para divulgarmos as nossas ações nos diversos meios de comunicação”, justificou Alencar.

Ainda foram discutidos no primeiro período do dia, assuntos relativos à atual situação da judicialização das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART); ao andamento do Prodesu nos Creas do Nordeste; e as atribuições dos engenheiros civis e eletricistas, para projetos elétricos. Com relação ao último item, o presidente do Crea-PE colocou que tem uma reunião marcada com representantes da Celpe e que no Crea-PE não estão sendo concedidos registros de empresas de provedores de Internet que apresentem como responsável técnico profissionais de nível médio.

Dilma Moura
ASC do Crea-PE