Crea-PE

Presidente Evandro Alencar é eleito, por unanimidade, coordenador do Colégio de Presidentes dos Creas do Nordeste

GetAttachment.aspxEm Brasília, onde participa do 5º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), acaba de ser eleito, por aclamação, para exercer, durante o exercício de 2016, a função de coordenador do Colégio de Presidentes dos Creas do Nordeste. Formando chapa com o presidente pernambucano, também foi eleito coordenador Adjunto, o presidente do Crea-AL, Fernando Dacal.

Comprometido com os interesses dos profissionais que representa, com o fortalecimento das profissões que compõem o Sistema Confea/Crea e Mútua, e com o inabalável interesse de contribuir com tudo e com todos que compõem o Sistema, Evandro Alencar sempre participou ativamente das discussões em nível regional e nacional. Com pouco mais de um ano de mandato, foi autor de diversas propostas que, acatadas pelo Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, foram implementadas com o objetivo de contribuir com a melhoria da prestação dos serviços de Engenharia, com uma maior valorização dos profissionais das áreas tecnológicas e, sobretudo, com o bem estar da sociedade.

Uma das propostas mais importantes do presidente Evandro Alencar foi a criação de uma linha de crédito, oferecida pela Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), que viabiliza empréstimo, a juros baixíssimos, para os profissionais que desenvolverem projetos para utilização de energias renováveis, a exemplo da fotovoltaica e da eólica.

Engenheiro Civil, formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em 1989, Evandro Alencar é natural do município de Araripina, localizado no Sertão pernambucano. Contudo, mesmo distante da capital e, portanto, das ações mais significativas para a Engenharia pernambucana, não se acomodou.

Engajado na profissão e no potencial produtivo e econômico da sua cidade, se destacou como profissional e abriu a sua própria construtora. Em 2009, foi convidado pelo seu antecessor na presidência do Conselho, para exercer o cargo de inspetor Coordenador da Regional do Crea-PE na Inspetoria de Araripina onde representou o Crea-PE até o final de 2013, quando saiu para assumir a vaga de conselheiro federal . No grupo de inspetores também atuou fortemente para viabilizar a interiorização das ações do Crea-PE e, fundou em menos de um ano, a associação dos profissionais da Região do Araripe, a Assengea. Sua atuação no grupo resultou no apoio de todos na eleição que concorreu tempos depois.

Outro passo arrojado, importante e de grande êxito, foi dado quando, concorreu à eleição para ocupar a suplência de conselheiro federal por Pernambuco. Nessa função, cabe aos representantes eleitos defender, no plenário do Conselho Federal, os interesses da categoria.

Há pouco mais de um ano, Evandro Alencar deu um passo definitivo na sua carreira, se candidatando ao cargo de presidente do Crea-PE. Como que para dizer que para ele quanto mais trabalho melhor, o destino o fez participar da primeira eleição para Presidência do Crea-PE onde havia, além dele, mais cinco postulantes. Detalhe, era a primeira vez que um candidato do interior participava da disputa.

Novamente com garra, determinação e um incansável trabalho, Evandro Alencar se elegeu, em 2014, como o primeiro presidente interiorano do Crea-PE, onde tem realizado uma gestão que vem somando importantes ações como a criação do Crea Móvel, a realização das plenárias itinerantes, a criação do Comitê Tecnológico Permanente (CTP), a implantação do Crea Júnior, dentre muitas outras que vêm contribuindo para que o Crea seja, novamente, reconhecido pelo seu importante papel para a sociedade e retome o lugar que é seu por direito, nos fóruns que debatem questões atinentes à Engenharia, à Agronomia , à Geologia, à Meteorologia e profissões afins.

GetAttachment.aspx2Na oportunidade, Evandro Alencar agradeceu a confiança dos colegas presidentes quando da escolha do seu nome e reiterou seu compromisso na defesa do Sistema, dos profissionais e da sociedade, dentro das atribuições que cabem ao Sistema Confea/Crea e Mútua.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE

Pular para o conteúdo