Presidente do Crea-PE recebe Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2024

Pernambuco ocupa o segundo lugar no número de acidentes de origem elétrica no Nordeste e a 11ª posição no Brasil

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, recebeu, na manhã dessa quarta-feira (12), na sede provisória do Conselho, no bairro do Espinheiro, a visita do presidente da regional Pernambuco e do Conselho Fiscal Nacional da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), Antiógenes Cordeiro. Na ocasião, ele entregou o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2024, lançado em março, e que apresenta as ocorrências por região, estado e classificação mês a mês.

De acordo com dados do Anuário, a região Nordeste permanece à frente no número absoluto de acidentes com choque elétrico. A maioria desses acidentes, especialmente em edificações, poderia ser prevenida com sistema de aterramento adequado e o uso de dispositivos de proteção contrafuga de corrente, como o Dispositivo Diferencia Residual (DR), exigido pela norma técnica da ABNT.

O presidente da Abracopel, Antiógenes Cordeiro, destacou que “Pernambuco é o estado que ocupa o segundo lugar no número de acidentes de origem elétrica no Nordeste e o 11ª no Brasil”.