Adriano Lucena acompanhou a programação promovida pelo Confea em parceria com o Tribunal de Contas da União
Em tempos de crescente demanda por participação social, a transparência amplia o controle cidadão sobre os recursos e decisões que impactam diretamente a vida de todos, inibindo a corrupção e promovendo a justiça nas políticas públicas. Com esse foco, o Confea sediou o Seminário de Transparência do Sistema Confea/Crea e Mútua, nessa quinta-feira (17), em Brasília. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, esteve presente ao evento, que ocorreu em parceria com o Tribunal de Contas da União. O auditor do Conselho pernambucano, Cláudio Menezes também participou.
Pela manhã, os representantes dos conselhos regionais assistiram à palestra do assessor da Presidência do Confea Alexandre Borsato, que abordou a importância da transparência no Sistema Profissional. Na sequência, a professora Fernanda Marinela, assessora da Presidência do Confea e especialista em Direito Administrativo e Constitucional, ministrou palestra sobre Governança Responsável. No mês de setembro, o Crea-PE assinou o termo de adesão ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção do Tribunal de Contas da União. O presidente Adriano Lucena comentou a importância da iniciativa para o Sistema. “Transparência e integridade são pilares essenciais para qualquer instituição que busca honrar sua missão de servir à sociedade. No Crea-PE, reforçamos esse compromisso ao aderir ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, uma iniciativa do TCU que visa fortalecer o combate às irregularidades em todo o país”, disse.
Lucena também reforçou o compromisso da gestão com as boas práticas.
“Nossa participação nesse programa não só amplia as práticas de governança e fiscalização dentro do conselho, como também reafirma nossa responsabilidade em promover uma gestão ética e transparente para todos os profissionais e a sociedade que representamos”, concluiu.
O encontro em Brasília contou ainda com Painel sobre Transparência e Dados Abertos com os auditores federais de controle externo do TCU Cláudio Cruz e Tiago Fonseca Medeiros. Ao final, o gerente da Controladoria do Confea, Marcus Ferron, compartilhou diretrizes com o público para que tanto o Confea quanto os 27 Creas cumpram o compromisso de elaborar e publicar plano de dados abertos de forma integrada dentro do Sistema Profissional, conforme o Acórdão 1648/2024 – TCU-Plenário.