O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, iniciou, nesta segunda-feira (23), a semana concedendo entrevista para a TV Grande Rio, filiada da Rede Globo Nordeste, na Inspetoria do Crea-PE em Salgueiro. Já na terça-feira (24), durante a manhã, ele concedeu entrevistas em rádios do município. Na entrevista dada a TV Grande Rio e nas rádios Talismã, Salgueiro FM e na Rádio Asa Branca AM, o presidente falou da importância do papel social do Crea-PE, que tem como prioridade assegurar à sociedade que os serviços de Engenharia e áreas afins sejam executados por profissionais habilitados. Nas ocasiões, ele também divulgou a realização do 1º Seminário Sobre Riquezas e Oportunidades, que começa nesta terça-feira e se estende até a quarta-feira (25), no Hotel Imperador.
Sobre o evento, o presidente disse que não serão apontados os problemas causados pela seca, mas as alternativas de convivência com o fenômeno climático. Para tanto, foram convidados os especialistas: hidrogeólogo Waldir Duarte Costa, o engenheiro civil Mário Antonino e o diretor da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Clênio Torres, que farão apresentação sobre os temas:“Ocorrência, Distribuição e Captação da Água Subterrânea”, “Cadernos do Semiárido: a Convivência com a Seca” e “O Papel da Apac e Outorga D’Água”, respectivamente.
Evandro Alencar aproveitou as oportunidades para tratar dos projetos que têm como presidente do Crea-PE para aproximar os profissionais e a sociedade do Interior do Estado com a capital. “Queremos diminuir as distâncias que, muitas vezes, impedem que os profissionais e a população conheçam mais sobre o Sistema Confea/Crea e Mútua. Ainda no nosso terceiro mês de gestão, já estamos nos preparando para realizarmos plenárias itinerantes, assim como também investindo esforços para aquisição de veículo, por meio do qual, será criado o Crea-Móvel. Uma espécie de inspetoria que irá atender os profissionais nos pontos mais distantes do nosso Estado”, garantiu Evandro Alencar.
Além disso, ele chamou atenção para as Fiscalizações Dirigidas. “Fizemos a primeira em Araripina. Em seguida, fomos até o Agreste vistoriando as cidades jurisdicionadas pelas inspetorias de Caruaru, Garanhuns e Gravatá. Logo após, fizemos a Zona da Mata Sul e, durante toda a semana, 10 agentes de fiscalização do Crea-PE estarão vistoriando as diversas atividades desenvolvidas em todas as áreas jurisdicionadas pelas inspetorias de Salgueiro e Arcoverde”, explicou o presidente.
O presidente também informou que já estão programados mais cinco seminários. O próximo será realizado durante os dias 27 e 28 de Abril, em Serra Talhada, e tratará sobre a questão da Energia. Outras cidades que deverão receber o evento são: Araripina, Arcoverde, Petrolina e Caruaru. Sobre as Fiscalizações Dirigidas também já estão programadas novas ações para a Zona da Mata Norte e Suape.
Explicando que o seminário é gratuito e aberto o público, Evandro Alencar aproveitou para convidar os cidadãos em participar das discussões que são de interesse de toda a população.
Confira abaixo a programação do evento que começa a partir das 18h, com credenciamento do público.
Programação:
1º DIA – 24/03/2015:
18h – Credenciamento;
19h – Abertura solene, com autoridades e especialistas;
19h45 – Palestra sobre o Sistema Confea/Crea e Mútua, com apresentação das Inspetorias e posse de Inspetores;
20h45 – Apresentação do 1º e lançamento do 2º Caderno do Semiárido;
21h – Coquetel de confraternização em Comemoração a Semana da Água, alusiva ao Dia Internacional da Água – 22 de Março.
2º DIA – 25/03/2015:
08h30 – Palestra –“Ocorrência, Distribuição e Captação da Água Subterrânea” – Prof. Dr. geólogo Waldir Duarte Costa – Rotary/ABC.
09h30 – Palestra – “Cadernos do Semiárido: a Convivência com a Seca” – Dr. engenheiro civil Mário Oliveira Antonino – Rotary
10h30 – Intervalo para café
11h – Palestra – Clênio Torres – (Apac).
Dilma Moura
ASC do Crea-PE