Entre as propostas, estão a construção de cidades mais sustentáveis e a reconquista da paisagem ambiental
O plantio de uma muda de angico-vermelho, planta nativa da região, em frente à prefeitura de Cabrobó, encerrou, nesta sexta-feira (19), o IV Seminário e II Fórum Pernambucano de Arborização Urbana. Os participantes do encontro, uma co-realização do Crea-PE e da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), também divulgaram a Carta de Cabrobó, com propostas resultantes dos debates e apresentações realizados nos dois dias do evento, que teve início na quinta-feira (18).
Entre as propostas, estão a construção de cidades mais sustentáveis e a reconquista da paisagem ambiental. O objetivo é minimizar os riscos e prevenir os desastres naturais, além de promover melhorias nas condições de vida da população. A carta sugere ainda aos gestores públicos a promoção da biodiversidade e a implantação nos municípios de planos diretores de arborização urbana e de educação ambiental.
Palestras – O plantio de mudas para arborização das cidades foi o tema principal da manhã desta sexta-feira. O conselheiro do Crea-PE e engenheiro florestal Rubeni Cunha falou sobre a experiência com viveiros de mudas no município de Araripina.
Já a secretária estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ana Luiza Ferreira, apresentou o programa Plantar Juntos, que tem como meta o plantio de 4 milhões de árvores em Pernambuco. Para a presidente da SBAU, Ana Lícia Patriota, é necessário ampliar o plantio de árvores nos municípios para promover mais bem-estar para as pessoas. “Precisamos trazer a floresta para dentro das cidades”, defendeu a professora. Ana Lícia entregou ao conselheiro federal de Agronomia no Confea, Nielsen Christianni uma placa de menção honrosa pelos serviços prestados à arborização urbana.