Participação pernambucana na Soea é destaque no último dia do evento

O último dia da Soea contou com palestras de três profissionais pernambucanos e a apresentação de um projeto de um estudante do Recife

O último dia da 79ª Soea teve a presença de quatro pernambucanos nos painéis. Com grande participação do público de todo o Brasil, os professores Fernando Jucá e Eduardo Maia integraram o painel sobre Gestão de Resíduos e Reciclagem. Já a inspetora do Crea-PE em Jaboatão dos Guararapes, a engenheira civil e de segurança do trabalho Ana Sampaio, realizou uma palestra sobre segurança positiva. No Contecc, o estudante de engenharia eletrotécnica da UPE, Elizeu Barbosa Ramos, apresentou seu trabalho sobre a Margem Equatorial Brasileira.

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, acompanhou de perto toda a Soea e a participação pernambucana nas palestras. Ele fez um balanço positivo do evento: “Finalizamos mais uma edição da Soea com um saldo muito positivo, uma grande participação da comitiva pernambucana, e o resultado será levado ao nosso Conselho para implementarmos novas ações e inovações para os profissionais do sistema”, destacou.

Após o sucesso do painel sobre resíduos sólidos, que lotou o auditório Recôncavo Baiano, o professor Fernando Jucá expressou sua satisfação em abordar um tema tão relevante para o meio ambiente. “O assunto de resíduos e os desafios das cidades no futuro são temas muito relevantes para a engenharia brasileira. São ações necessárias para preservar a qualidade de vida das pessoas. Portanto, é muito importante o que o Confea fez nesse evento ao trazer esse tema para o debate”, afirmou.

“A gente lembra da política de resíduos sólidos que já orienta essa finalização dos lixões, dos aterros, e normalmente essas normas são inacessíveis. Muitas vezes temos que ir em busca de normas fora do país para que a gente possa ter realmente uma utilização mais adequada em nosso país”, explicou Eduardo Maia, após sua palestra sobre recuperação de áreas degradadas por resíduos sólidos.

Ao final da Soea, o estande do Crea-PE sorteou brindes como artesanatos que remetem à cultura pernambucana, além de kits com camisas e copos sustentáveis em comemoração aos 90 anos do conselho pernambucano.

Programa Crea Jr

O estudante Elizeu Ramos, integrante do Programa Crea Jr, teve seu trabalho selecionado pelo Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia. Nesta quinta-feira (10), ele defendeu seu projeto e saiu satisfeito com sua participação. “É uma honra participar desse grande evento, o mais renomado da engenharia brasileira, e trazer um assunto muito interessante sobre a Margem Equatorial Brasileira, que vale muito a pena ser discutido para o futuro do Brasil”, explicou.

Para Adriana Palmério, coordenadora da Comissão Gestora do Crea Jr em Pernambuco, o estabelecimento de novas parcerias é essencial para o desenvolvimento do programa. “Conseguimos novas parcerias com entidades para cursos técnicos ao longo deste ano, além de apresentações de trabalhos técnicos que foram escolhidos pelo Contecc e estão sendo apresentados aqui. Então foi muito proveitoso ao longo desses dias”, concluiu.