O papel do Crea-PE no desenvolvimento do Estado é tema de debate na Rádio CBN

Programa transmitido ao vivo da sede provisória do Conselho debateu infraestrutura e valorização profissional

O Crea-PE investe no debate com a sociedade sobre os projetos estruturadores do desenvolvimento do Estado e na valorização profissional dos engenheiros, agrônomos e geocientistas. Esses foram os principais pontos do Debate CBN, ancorado por Aldo Vilela e transmitido ao vivo na sede provisória do Conselho, na tarde desta sexta-feira (02). Entre os projetos, foram destacados a BR-232, a ferrovia Transnordestina, o Arco Metropolitano e a transposição do Rio São Francisco.

Com o tema “O papel do Crea Pernambuco no Desenvolvimento do Estado”, o programa contou com a participação do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, do engenheiro florestal Nielsen Christianni, conselheiro federal representante de Pernambuco na Câmara de Agronomia, e da presidente da Apac, Suzana Montenegro.  “Precisamos ter um olhar para o debate que interessa a sociedade, e que gere emprego e renda”, afirmou Lucena, destacando as ações do Crea-PE também na qualificação e valorização profissional.

O presidente do Crea-PE defendeu a regionalização do debate, com a participação e responsabilidade dos profissionais e dos municípios na busca de soluções para problemas como a geração de energia para o Polo Gesseiro. “O conhecimento técnico e científico gera conscientização sobre a matriz energética na região, que pode se beneficiar com o uso da biomassa”, completou Nielsen Christianni.

Suzana Negromonte ressaltou o desafio da questão do saneamento básico. “Precisamos de grandes investimentos em saneamento e de soluções diversificadas para mitigar os impactos das obras no meio ambiente e nas cidades”, afirmou, acrescentando que o Crea-PE tem ajudado muito nessa discussão. A presidente da Apac reforçou o debate sobre o tema, no seminário “O futuro do Saneamento em Pernambuco”, promovido pelo Comitê Tecnológico de Pernambuco do Crea-PE e que acontece no dia 13 de agosto, na Fiepe.

Adriano Lucena reforçou, ainda, a ação do Crea-PE na qualificação dos profissionais para aproveitarem as oportunidades de empregos gerados pelos investimentos em infraestrutura. O presidente do Crea-PE destacou a importância de a sociedade valorizar os profissionais e reforçou a luta do Conselho pelo cumprimento do salário mínimo profissional.