Movimento Transnordestina Já traça novas ações na luta pela retomada da ferrovia

Grupo reuniu-se nesta segunda (19) no Crea-PE e avaliou os avanços no encontro com o ministro dos Portos e  Aeroportos, em Brasília

O movimento Transnordestina Já reuniu-se, nesta segunda-feira (19), no Crea-PE, para definir os próximos passos na luta pela reestruturação da malha ferroviária do Nordeste. Entre as ações discutidas estão a assinatura da carta conjunta entre as entidades da sociedade civil a ser entregue ao ministro dos Transportes, Renan Filho.

A ideia do documento começou a ser traçada em 19 de janeiro, em reunião no Sinduscon-PE, com representantes dos Creas, Federações das Indústrias, Sinduscon, Sinaenco e governos estaduais de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Os quatro estados estão unidos para evitar serem penalizados com a devolução da malha ferroviária à União pela concessionária Transnordestina Logística S.A, que  já oficializou o pedido de entrega em dezembro de 2023.

Participaram da reunião no Conselho os engenheiros Carlos Calado e Roberto Muniz, integrantes do Conselho Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE; Fernando Teixeira, diretor da Fiepe; Francisco Cunha, sócio da TGI Consultoria e representante da FCDL; e Mirtes Macêdo, presidente do Sinaenco, no formato virtual.

O grupo também fez uma avaliação positiva da audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, realizada recentemente em Brasília. Além da oportunidade de levar a pauta da retomada da Transnordestina ao ministro, a comitiva liderada pelo Crea-PE trouxe como saldo positivo a realização de novas agendas com  SIlvio Costa Filho e Renan Filho. “Avançamos bastante. Agora queremos trazer os outros estados para encontro com os ministros”, ressaltou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.