Movimento Transnordestina Já traça novas ações de mobilização em torno da ferrovia

Grupo analisou o edital lançado pelo Governo Federal para contratação de empresa para elaborar projeto do traçado

O movimento Transnordestina Já traçou novas ações após a publicação, no último dia 26, do edital de licitação para contratar a empresa responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo para a implantação do trecho da ferrovia entre Salgueiro-Suape. A reunião aconteceu nesta sexta-feira (3), na sede provisória do Crea-PE.

“A mobilização precisa permanecer”, afirmou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. Entre os encaminhamentos, o presidente propôs a promoção e participação em debates sobre a viabilidade da ferrovia, articulações junto à Sudene e à Petrobras. Outra sugestão é a inclusão na causa dos prefeitos dos municípios beneficiados com a construção da ferrovia. De acordo com Lucena, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, deverá participar ainda neste mês do Crea Convida, live do Conselho que acontece às terças-feiras.

O grupo também analisou aspectos do edital de licitação. Segundo Maurício Pina, integrante do Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE, o edital tem algumas inconsistências que precisam de ajustes, entre elas o prazo de elaboração do projeto e a alteração no traçado, que pode ter impactos ambientais e nas desapropriações. “Precisamos avaliar tecnicamente o edital lançado pelo Ministério dos Transportes e levar essas argumentações para os governos Estadual e Federal”, defendeu Fernando Jordão, ex-superintendente da RFFSA.

Adriano Lucena destacou que é necessário fazer adequações ao projeto da ferrovia, já que existem algumas etapas já concluídas, a exemplo do túnel próximo a Arcoverde e de obras de arte até Pesqueira. Outra proposta debatida pelo grupo foi a implantação de um terminal de combustíveis em Salgueiro para atender a Refinaria Abreu e Lima, da Petrobras, que pode viabilizar o transporte de cargas do Sertão até Suape.

A reunião do Movimento Transnordestina Já contou ainda com a participação de Fernando Teixeira, da Fiepe; Francisco Cunha, da TGI Consultoria; Marcílio Campleo, da Anelog; Mário Barbosa, conselheiro do Crea-PE; e Fernando Ramos, do Sindicato dos Petroleiros e o chefe de Gabinete do Crea-PE, Marcos Carvalho.