Crea-PE

Máquinas e equipamentos que melhoram a capacidade de produção na pavimentação foram apresenados no 1º ENEP

Encontro foi encerrado nesta quara-feira (8) com uma visita técnica nos jardins do Senai onde os participantes puderam conferir de perto um equipamento de alta tecnologia para uso em pavimentação de rodovias

Máquinas e equipamentos que permitem mais precisão, qualidade, maior capacidade de produção na pavimentacão e redução de custos foram apresentadas na tarde deste quarta-feira (8), no 1° Encontro Estadual de Pavimentação (ENEP). O evento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Civil (Abenc-PE), conta com apoio do Crea-PE.

Os participantes do ENEP conheceram de perto os equipamentos que empregam alta tecnologia, no jardim do prédio do Senai, em Santo Amaro, onde aconteceu o encontro. Além da visita técnica nos jardins do Senai, nos dois dias de evento foram apresentadas diversas palestras com abordagens sobre temas relevantes da pavimentação.

“A tecnologia na Engenharia não alcançaria os mesmos resultados sem o avanço das máquinas e equipamentos”, afirmou Romero da Fonte, diretor da Tecvia Engenharia, empresa de locação que trouxe as máquinas para uma exibição no evento. Segundo Romero da Fonte, a fresadora, de fabricação alemã, apresentada no ENEP, é uma das primeiras utilizadas na América Latina e já foi empregada nas obras da BR-101, na Paraíba.

O 1° ENEP contou com uma participação especial do engenheiro civil e professor Maurício Pina, que apresentou e autografou o seu livro BR-232 – um caminho de Engenharia e História. A obra foi lançada neste ano pelo Crea-PE e é um importante memorial da construção da rodovia.

“Um dos primeiros frutos do evento é um entendimento com a secretária de Infraestrutura do Recife, Marília Dantas, para que a capital seja a primeira do Nordeste a fazer fresagem e reciclagem da pavimentação, na obra da ponte Jaime Gusmão”, afirmou Stenio Cuentro, presidente da Abenc-PE. Cuentro também agradeceu o apoio e as parcerias que viabilizaram o primeiro evento de pavimentação no Estado.

A superintendente Técnica em exercício do Crea-PE, Adriana Pereira, ressaltou que o evento trouxe informações e atualizações relevantes sobre tecnologia e pavimentação, que são importantes para os profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea e para a sociedade. “O Crea investe em capacitação e qualificação. O Encontro Estadual de Pavimentação foi uma ótima oportunidade para os engenheiros da área “, reforçou a superintendente.

Pular para o conteúdo