Crea-PE

Inteligência Artificial: Onde ela pode ajudar o profissional das Engenharias é o tema do Crea Convida desta terça-feira (12)

Programa traz para o debate o futuro que chegou e como ele pode interferir na profissão, com a apresentação do especialista no assunto, Fernando Buarque

 

Que a Inteligência Artificial é uma realidade que veio para ficar, isso nem se questiona. Mas você já parou para pensar como ela impacta na sua profissão? Para responder a esta pergunta, o Crea Convida desta terça-feira (12) traz como tema Inteligência Artificial: Onde ela pode ajudar o profissional das Engenharias.

O tema será conduzido por um expert no assunto: Fernando Buarque, bacharel em Ciência da Computação, PhD em Inteligência Artificial pela University of London-Imperial College e é atualmente professor do Doutorado do curso de Engenharia da Computação da Poli/UPE. Como debatedor, o engenheiro eletrônico, doutor em Engenharia e coordenador do curso de Engenharia Eletrônica da UFPE, Guilherme Nunes Melo. A abertura do programa ficará a cargo do engenheiro eletricista e presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Clóvis Segundo.

A Inteligência Artificial entrou na vida de Buarque anos antes dela virar modinha. Em 1998, ele estava iniciando o doutorado na área, em Londres. Depois de uma temporada fora, voltou para o Brasil e aplicou toda sua expertise na implantação de graduação, mestrado e doutorado de IA na Engenharia de Computação, na Poli da Universidade de Pernambuco.

No turbinado currículo, Buarque acumula cargos como líder do Grupo de Pesquisa em Inteligência Computacional e professor associado sênior da Universidade de Pernambuco, onde já orientou mais de 120 alunos nas dissertações finais de doutorado, mestrado e bacharelado. Ele é autor de mais de 240 publicações científicas e 6 livros.

Ainda ocupa cargos de visitante na Texas A&M University, University of Johannesburg, University of Münster-WWU e University of Exeter. Ele é fellow da Fundação Alexander von Humboldt (Alemanha), membro sênior do IEEE (EUA) e membro vitalício da Academia de Ciências de Pernambuco). “Na minha apresentação, vou explicar o que é a IA, além de indicar os riscos e oportunidades que ela gera”, pontua o especialista.

Informação de qualidade é o primeiro passo para entender esta ferramenta que inundou a atual realidade. Há que tema, há quem comemore, já que a IA é classificada como a capacidade de uma máquina reproduzir competências semelhantes às humanas, a exemplo do raciocínio, a aprendizagem, o planejamento e a criatividade.

Anota aí na agenda: Crea Convida, terça-feira (12), a partir das 19h. O programa tem transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube. O bom é que, depois da apresentação, é aberto um espaço para interação com os participantes sobre o tema, pelo chat do YouTube.

Para quem quer se conectar com o futuro, a chance é essa. Estamos esperando por você!

Pular para o conteúdo