II EPEC reunirá diretores, integrantes e profissionais de associações ligadas ao Crea-PE no Recife

Encontro acontecerá no próximo dia 29 de julho, no Auditório João Coutinho, no bairro da Madalena, área central da capital pernambucana

Diretores, integrantes e profissionais de associações ligadas ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, irão participar, no próximo dia 29 de julho, do II Encontro Pernambucano de Entidades de Classes (EPEC). O evento, promovido pelo Colégio de Entidades Regionais CDER, órgão consultivo do Crea-PE, que reúne as entidades de classe registradas ao Sistema Confea/Crea, terá início às 8h30, no auditório da Faculdade de Administração e Direito da UPE, no bairro da Madalena, no Recife.

O encontro traz como tema central “Ética profissional e desafios dos gestores das entidades de classe”. A solenidade de abertura contará com a presença do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, do diretor geral da Mútua-PE, Marcelo Tabatinga, do coordenador nacional do Colégio de Entidades, o engenheiro Agrônomo Leandro Galindo, de São Paulo, e do coordenador regional do CDER-PE, o engenheiro florestal José Roberto da Silva.

O conselheiro federal Nielsen Christianni ministrará, às 9h30, a palestra “Ética nas entidades de classe”. Logo após, haverá a integração da nova coordenação estadual estudantil do Crea Jr. para a gestão 2024 e a apresentação das entidades de classe.

De acordo com o coordenador regional do CDER-PE, a expectativa é reunir cerca de 60 profissionais de 15 associações. “Esse encontro tem como objetivo promover a troca de experiências e o planejamento de ações em conjunto com as diretorias das entidades. Além disso, busca uma maior integração dos jovens e mulheres profissionais das engenharias, agronomia e geociências, através do Crea Jr. e do Programa Mulher”, pontuou o engenheiro florestal.

À tarde, outras duas palestras vão reforçar a importância da ética, uma com base no exercício profissional e a outra com foco no desenvolvimento sustentável. Um momento especial da grade será dedicado para reafirmar a relevância do Programa Mulher do Crea-PE para o fortalecimento da equidade de gênero no mercado de trabalho para as engenheiras, agrônomas e geocientistas.

Entidades de classe – São pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, constituídas em associações e sindicatos que representam os profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

Têm representação no Crea-PE as entidades: Associação Brasileira de Engenheiros Civis Departamento de Pernambuco (Abenc-PE); Associação dos Engenheiros Ambientais e dos Engenheiros Ambientais Sanitaristas de Pernambuco (Aeambs-PE); Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco (AEP-PE); Associação Pernambucana dos Engenheiros Florestais (APEEF); Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (Aespe); Associação dos Geólogos de Pernambuco (AGP); Associação Nordestino-Brasileira de Engenharia de Minas (Anbem); Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Sertão de Pernambuco (ASSEA);  Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Pernambuco (Ibape-PE) e o Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE).

Também participam do II EPEC a Associação Nordestina de Engenheiros Florestais (ANEF); Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos (ABECA); Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES); Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pernambuco (AEAPE) e a Associação Brasileira de Engenheiros Eletricista (ABEE).