II Encontro Pernambucano de Entidades de Classe debate sobre Ética e desafios das associações

Evento ocorreu nesta segunda-feira (29), no Recife, e contou com a presença do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena

Assegurar uma maior integração entre profissionais, associações e diretores das entidades de classe ligadas ao Sistema Confea/Crea foi o objetivo do II Encontro Pernambucano de Entidades de Classe (EPEC), que ocorreu nesta segunda-feira (29), no Auditório da Faculdade de Administração e Direito da UPE, no Recife. Com o tema: “Ética profissional e desafios dos gestores das entidades de classe”, o evento contou com a participação do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, que em sua saudação inicial falou sobre a importância do Sistema estar conectado às entidades. “O fortalecimento das entidades faz com que o Crea-PE fique cada vez mais forte e mais próximo do profissional, que é o que nós buscamos”, enfatizou.

O encontro contou com representantes de dez entidades de classe que interagiram após as palestras com sugestões e dúvidas sobre os temas tratados ao longo da programação. Um dos palestrantes foi o conselheiro federal por Pernambuco, o engenheiro florestal Nielsen Christianni, que falou sobre Ética nas entidades de classe”. Representando o presidente do Confea, Vinicius Marchese, Nielsen destacou o objetivo do evento. “É uma grande honra representar o Conselho Federal de Engenharia. O encontro trouxe o debate sobre as entidades de classe no sentido de ampliar a mobilização, a representação e contribuição dessas entidades às pautas relevantes para o Brasil’, disse.

O coordenador regional do Colégio de Entidades Regionais CDER, órgão que promoveu o evento, José Roberto da Silva, afirmou que o encontro “buscou garantir mais instrumentos para que as entidades de classe possam vivenciar o seu dia a dia.”

Representando todas as associações do País, o engenheiro Agrônomo Leandro Galindo, que é coordenador Nacional do Colégio de Entidades, destacou a relevância da troca de informações entre as regiões. “Vim buscar um pouco de informações das Associações daqui de Pernambuco e trazer um pouco de conhecimento, das soluções que outras Associações têm aplicado para resolver desafios”, declarou.

O diretor geral da Mútua Pernambuco, o engenheiro civil Marcelo Tabatinga , reafirmou o interesse da instituição em contribuir para as entidades de classe. “Nós viemos demonstrar o nosso interesse, a preocupação e a parceria que a Mútua tem com todas as entidades do estado. Nós somos parceiros, temos um programa especial que é o “Divulga Mútua”, voltado às entidades de classe para promover o desenvolvimento, o conhecimento e as parcerias com todos os nossos profissionais”, reforçou.

Durante a programação, os participantes também contaram com apresentações sobre o Crea Jr e o Programa Mulher.