Colegiado irá propor a prorrogação do início da vigência da Resolução, que dispõe sobre a ART, CAT e CAO
Importantes discussões marcaram o primeiro dia do Fórum de Presidentes de Creas do Nordeste, realizado nesta quinta (6) e sexta-feira (7), em João Pessoa, na Paraíba. Neste 3º encontro, que reúne os presidentes dos conselhos da região e/ou seus representantes para discutir temas relevantes para as áreas, a coordenadora de Análise Técnica do Crea-PE, Maristela Portela, apresentou junto ao gerente técnico do Crea Sergipe, Floro Junior, o texto final do documento elaborado durante o Encontro dos Assessores Técnicos dos Creas realizado no Recife, em junho, a respeito da Resolução nº 1.137, que dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, o Acervo Técnico Profissional – CAT e o Acervo Operacional – CAO. Desde que foi lançada, a nova resolução tem provocado muitas dúvidas e discussões entre os profissionais sobre sua aplicação.
“Revisamos todos os artigos, fizemos as observações técnicas acerca de cada um deles e estabelecemos uma proposta de ação com quatro sugestões”, explicou Maristela Portela, enquanto apresentava aos presidentes do Nordeste o documento consolidado. O colegiado decidiu levar para apreciação, em caráter de urgência, no próximo Colégio de Presidentes, nos dias 17, 18 e 19 de julho, o pedido de prorrogação do início da vigência da Resolução 1.137, de 31 de março de 2023, para o dia 29 de dezembro de 2023. O objetivo é, nesse intervalo, conseguir discutir a proposta de melhoria do texto da Resolução, eliminando as ambiguidades e, consequentemente, deixando mais clara sua execução.
Outro ponto apresentado por Pernambuco hoje no Fórum de Presidentes foi a iniciativa de integração de todos os sistemas operacionais e de atendimento utilizados pelo conselho pernambucano. O gerente de TI do Crea-PE, Leonardo Menezes, apresentou aos participantes o escopo do projeto de integração, além do processo de modernização das operações já implementadas, que incluem melhorias como troca de equipamentos e tecnologias de facilitação dos procedimentos diários do corpo técnico e funcional, mas sobretudo que facilitem o atendimentos aos profissionais.
O Fórum também discutiu boas práticas de outros estados do Nordeste, como o Metaverso desenvolvido pelo Crea-CE e o plano integrado de fiscalização. A reunião prossegue nesta sexta-feira. O 2º vice-presidente do Crea-PE, Pedro Paulo Fonseca, está à mesa de discussões representando o presidente Adriano Lucena, que está comprometido com outras agendas institucionais nestes dois dias do encontro.