Fiscalização: Crea-PE realiza segunda rodada de reunião com representantes da rede hoteleira

Iniciativa teve como intuito tirar dúvidas sobre as normas que serão verificadas durante as operações em hotéis e pousadas de todo o Estado

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco segue dando continuidade às reuniões para explicar e tirar dúvidas sobre as operações preventivas de fiscalizações, que serão iniciadas a partir de outubro em todas as regiões do Estado. Nesta segunda-feira (25), o vice-presidente do Crea-PE, Pedro Paulo Fonseca, se reuniu novamente com representantes da rede hoteleira de Pernambuco. O encontro foi realizado no Hotel Jangadeiro, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e contou com a presença da Superintendente Técnica Adriana Pereira.

O objetivo das fiscalizações é combater a falta de responsabilidade técnica nas diversas atividades de engenharia praticadas em hotéis e empreendimentos similares. Durante as operações, serão avaliadas se os projetos, obras e serviços de manutenções são desenvolvidos por profissionais ou empresas registradas ao Crea-PE. Caso seja identificado alguma irregularidade, haverá autuação para os responsáveis pela prestação do serviço.

O vice-presidente do Conselho, Pedro Paulo Fonseca, avaliou a reunião como prática e objetiva. “O nosso plano de fiscalizações está sendo bem recebido por quem faz a rede hoteleira acontecer no Estado. O intuito é que o Conselho seja o indutor na sociedade para evitar problemas de segurança encontrados no dia-a-dia. A falta de um profissional qualificado é o estopim para um sinistro desnecessário”, ressaltou.

Participaram do encontro representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), do 7 Colinas, Jangadeiro, Vivá Porto de Galinhas Resort, Grupo Armação, The Westin Porto de Galinhas, Hóteis da Fonte II, Nannai, Hotel Pousada, Pousada Ciranda, Pousada Amparo, Pousada 4 Cantos e do Enotel.

O presidente da ABIH-PE, Artur Maroja, agradeceu a iniciativa preventiva do Crea-PE e disse que as pousadas e hotéis que integram a Associação irão formalizar, a partir de agora, a cobrança da ART em todos os serviços de engenharia.

Para o engenheiro Charles Augusto de Barros, representante do The Westin Porto de Galinhas, o ponto principal da reunião foi o alerta para a informalidade no mercado de trabalho. “Como profissional da área, eu conheço as práticas ilegais da profissão e considero importante a contratação de profissionais ou empresas habilitadas ao Crea-PE para a prestação dos serviços de engenharia”, explicou.

Já o engenheiro aposentado e proprietário da Pousada Ciranda, localizada na cidade de Itamarcá, no Litoral Norte, considerou importante esse primeiro momento com os representantes da rede hoteleira. “A reunião serviu como ponto de partida para que todos consigam se organizar e estar dentro das normas pedidas para o início das operações, além de garantir também a segurança dos usuários”, pontuou.