Possibilidade surgiu em visita da Diretoria Executiva ao Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo e ao Isit
Buscando as melhores alternativas de parcerias para atender associados e profissionais, a Diretoria Executiva da Mútua, que tomou posse há cerca de cinco meses, vem realizando diversas reuniões com instituições conceituadas do país, objetivando ações conjuntas, especialmente quanto à valorização da área tecnológica e dos seus profissionais, por meio da formação profissional, educação continuada e inovação.
Dando sequência a esse objetivo, a Direx reuniu-se, na segunda-feira (18), com as Diretorias do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo e do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec), na capital paulista. A reunião foi oportuna para que a Direx conhecesse as atividades tanto do Isitec, quanto do Seesp – entidade mantenedora do Instituto. O encontro foi realizado em ambas as instituições, a fim de que a Direx conhecesse suas instalações.
Segundo o presidente da Mútua, Paulo Guimarães, o convite do Seesp foi importante para a troca de experiências. “Entendemos que, dessa forma, a Direx pôde apreender melhor as atividades e propostas do Seesp e do Isitec para estudarmos as possibilidades de estabelecer parcerias, no sentido de cumprir nosso programa com as entidades profissionais e sindicais”, avaliou.
De acordo com o presidente do Sindicato e da Federação Nacional dos Engenheiros, Murilo Celso de Campos Pinheiro, após a visita virá o momento de aprofundar as discussões e apresentar mais detalhadamente o curso de graduação em Engenharia de Inovação e o Isitec para que se tenha a noção real da possibilidade de parceria com a Mútua. Para ele, a criação do curso é uma forma de contribuir com a sociedade brasileira.
Estiveram presentes, ainda, como representantes da Mútua, os diretores executivos Jorge Silveira (Benefícios), Gerson Taguatinga (Financeiro) e Marcelo Morais (Tecnologia). O ex-conselheiro do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Geraldo Baracuhy, também participou da reunião a convite da Mútua. Além do presidente do Seesp e da Federação, recepcionaram os representantes da Caixa de Assistência os diretores do Sindicato e do Instituto.
Curso credenciado pelo MEC
O curso de graduação em Engenharia de Inovação, reconhecido e credenciado pelo Ministério da Educação, é o primeiro a ser instituído por uma entidade sindical. De acordo com o Instituto, o curso oferece método diferenciado na formação e na concepção sobre o engenheiro no Brasil, preparando-o para identificar, estruturar e solucionar demandas de inovação em qualquer área em que atue.
Criado e mantido pelo Seesp, o Instituto Superior de Inovação e Tecnologia tem como objetivo contribuir na formação e qualificação dos profissionais da área tecnológica. Além dessa formação, o Isitec disponibiliza outras opções de pós-graduação, especialização e capacitação, atendendo às diversas demandas do mercado de trabalho.
Os programas de pós-graduação têm como foco ampliar a vocação inovadora e de aprendizado contínuo e promover a formação em temas que antecipem os desafios de inovação, sejam eles demandados pelos segmentos empresariais, governamentais ou das entidades do terceiro setor.