Dando início aos trabalhos de criação da Frente Parlamentar da Engenharia, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, esteve, nesta terça-feira (15), no gabinete do deputado estadual engenheiro civil José Humberto Cavalcanti (PTB-PE), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Acompanhado do chefe de Gabinete do Crea-PE, Joadson de Souza Santos, da assessora Jurídica, Nathalia Amorim, e do assessor de Políticas Institucionais, Cristiano Silva, Evandro falou da necessidade de fortalecer politicamente o Sistema.
“Precisamos ter mais representantes de nossas profissões nas casas legislativas. Não queremos fazer política, estamos buscando o apoio de profissionais que defendam os interesses das categorias profissionais que representamos”, explica Evandro Alencar. Segundo Evandro, a Frente Parlamentar é uma necessidade urgente, uma vez que 70% do Produto Interno Bruto (PIB) passa pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, mas que ainda atua pouco expressivamente no ambiente jurídico.
“O Crea-PE vai propor ao Poder Legislativo a criação da Frente Parlamentar. Para isso, queremos apoio dos engenheiros, técnicos, agrônomos e demais profissionais que são representados pelo Conselho, mas não só isso. Vamos procurar também outros parlamentares que queiram abraçar as causas do nosso Conselho”, destaca Evandro.
O deputado estadual José Humberto Cavalcanti enxerga com bons olhos esse trabalho. “Como Engenheiro civil e como parlamentar, eu acho que a iniciativa é mais que justa, é de direito”, destaca Cavalcanti. Ele também destaca que a ação mostra um Conselho pernambucano mais atuante. “Agora, nós, parlamentares, podemos saber quais são as causas de interesse dos profissionais das áreas tecnológicas e lutar por elas, pelos profissionais”, afirma.
Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE