Categories: Fev - 2021Mar - 2021

Escola Politécnica comemora 109 anos de sucesso no fortalecimento da engenharia pernambucana

Instituição centenária surgiu no Recife em 1912 e é responsável pela graduação de mais de dez mil engenheiros

A Escola Politécnica de Pernambuco completou no dia 6 de março 109 anos. A instituição é reconhecida pela qualidade de ensino e pela relevância alcançada na engenharia de Pernambuco, sendo responsável pela graduação de mais de dez mil profissionais ao longo de sua história. 

A Poli surgiu no dia 6 de março de 1912 com o objetivo de formar engenheiros. Em sua primeira missão lia-se: “desenvolver o ensino das ciências matemáticas, físicas, químicas e naturais e os conhecimentos técnicos indispensáveis à profissão de engenheiro”.

“Alcançar e manter padrões de excelência acadêmica por 109 anos em uma região de reconhecidas carências é um feito histórico somente possível por competência e compromisso apresentados por todos que fizeram e fazem parte da instituição, sejam professores, alunos ou funcionários. Queria agradecer a todos eles e também e aos mais de dez mil engenheiros por ela graduados. Uma formidável contribuição para fazer o Pernambuco que todos nós desejamos”, disse Pedro Falcão, reitor da Escola Politécnica de Pernambuco.

Em 1937, após ministrar suas aulas para os alunos em diferentes locais no Recife, a Poli instalou-se em um casarão alugado na Praça Euclides da Cunha, no bairro do Benfica. Com grande esforço e uma campanha de arrecadação pública, o imóvel foi adquirido em 1944. Em 1953, a Poli agregou-se à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A construção da sua sede foi concluída em 1958 e em 1966, a escola incorporou-se à Fundação do Ensino Superior de Pernambuco (Fesp). Em 1991, a Fesp tornou-se a Universidade de Pernambuco (UPE). 

Atualmente  a Poli oferece graduações em Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica Eletrônica, Engenharia Elétrica Eletrotécnica, Engenharia Elétrica Telecomunicações, Engenharia Mecânica e Física de Materiais. Na pós-graduação, há especializações em diversos cursos, além de mestrado em Engenharia Civil e Engenharia de Sistemas e mestrado e doutorado em Engenharia da Computação.

“A Poli formou, forma e formará por muitos anos jovens com conhecimentos sólidos na técnica que torna a engenharia possível. Mais que isso, a Poli tem o propósito de formar cidadãos comprometidos com a engenheira que defendemos, que preserva o meio ambiente, que aplica o conceito de governança e que busca novas oportunidades com a pesquisa e o conhecimento científico”, disse o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.

Comunicação Crea-PE

Share
Published by
Comunicação Crea-PE

Recent Posts

3º Fórum de Presidentes do Nordeste debate temas para serem apresentados no Colégio de Presidentes

Coordenado pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, encontro debateu pautas sobre do TOS e Tecnologia…

2 horas ago

O portal de serviços SITAC do Crea-PE ganhou novo visual

Profissionais do Sistema terão navegação mais intuitiva e facilidade nos procedimentos O Portal de Serviços…

1 dia ago

Crea-PE e Porto Digital discutem parcerias para agregar tecnologia aos profissionais da engenharia

Reunião ocorreu com o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, que também tratou da participação do…

1 dia ago

Crea-PE participa do 46º Circuito Nacional do Setor Elétrico no Recife

Evento reúne engenheiros eletricistas e técnicos para debater o atual cenário do segmento energético no…

1 dia ago

Seminário debate os desafios para a universalização do saneamento em Pernambuco

Evento organizado pelo CTP reuniu especialistas, profissionais,gestores públicos e sindicalistas no auditório da Fiepe O…

1 dia ago

Adiamento da abertura do edital de nº 003/2024

Informamos o adiamento da abertura do edital nº 003/2024, referente à seleção pública simplificada de…

3 dias ago

This website uses cookies.