Integrando uma delegação do Crea-PE formada pelo presidente em exercício, Arnaldo Cardim, pelo engenheiro Alexandre Santos e pelos Arquitetos Francisco Buarque e Ney Dantas, o engenheiro Maurício Pina apresentou trabalho no World Engineers’ Convention – WEC 2011, realizada na cidade de Genebra, Suíça.
Ele foi o único nordestino e único representante do Sistema Confea/Crea a apresentar, no dia 6, para um plenário de especialistas no assunto, trabalho de sua autoria aprovado pelo Comitê Científico da WEC 2011, sob o título “A mobilidade urbana como um requisito para o melhoramento da qualidade de vida nas cidades e redução do consumo de energia”. A organização do evento não permite que haja tradução dos trabalhos, o que obriga os autores a fazerem as defesas, apenas, em língua inglesa.
Tendo sido o único representante do Nordeste e de todo o Sistema no evento internacional, a participação do engenheiro Maurício Pina no encontro, representou, para a comunidade da área tecnológica pernambucana, principalmente para os seus pares nos Conselhos Regional e Federal, motivo de grande orgulho.
Na mesma sessão, foram também apresentados trabalhos dos Engenheiros Alfred Rufer (Suíça), Olivier Paul-Dubois (França), Henning Schwarz (França), Qinghuai Liang (China), Kefei Yan (China), Roberto Capata (Itália), François Lacôte (França), Chhavi Dhingra (Índia), Marc Uffer (Suíça), Lidia Zacowska (Polônia) e Magnus Lincoln Quarshie (Gana).
A solenidade de abertura do evento, que reúne profissionais de todo o mundo, contou com as presenças de diversas autoridades e dirigentes de entidades, entre as quais a World Federation of Engineering Organizations (WFEO), o Conselho Federal da Suíça e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), além do Prefeito da cidade de Genebra.
Dilma Moura
ASC do Crea-PE