Com 280 páginas, a edição, lançada no último dia 06 de agosto, na Livraria Jardim, teve tiragem de 300 exemplares e, segundo a escritora, é uma contribuição para todos os profissionais que trabalham com orçamentos, assim como um legado deixado por quem, por mais de 30 anos, teve como atribuição profissional detalhar os custos de obras e serviços, em especial, os relativos às estruturas metálicas.
Influenciada pelo pai a seguir a profissão de engenheira, Fátima Barros define como imprescindível para a construção de planilhas orçamentárias o trabalho de campo. “Quem não tem a experiência de campo, não conhece pequenos detalhes que podem fazer a diferença na hora de estimar o valor total de uma obra”, garante.
Fátima Barros concorda que o fato de não haver precisão no orçamento, muitas vezes gera desconfiança na sociedade de que houve superfaturamento de obras, já que a Lei de Licitações nº 8.666/93 estabelece que os vencedores das licitações públicas são as empresas que apresentam menor preço.
No exemplar estão detalhados itens como: mão de obra e encargos sociais; rachões em alvenarias, tijolos e pedras; escavação; máquinas; transportes, argamassas; concreto armado e simples, entre outros pontos.
Além de estar disponível na Livraria Jardim, o livro também pode ser adquirido na internet no site: www.composicoesparaorcamentos.com.br