Inciativa do Ibape-PE e Ibape-BA teve total apoio do Crea-PE e Crea-BA em evento realizado e Petrolina (PE) e Juazeiro (BA)
O I-BA-PE traz nas suas iniciais a junção de Pernambuco e Bahia, numa iniciativa inédita de qualificação de seus profissionais. O que era um sonho, tornou-se realidade com o evento “Imersão Bahia Pernambuco”, com o início nesta sexta-feira (28), realizado pelos Institutos Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Pernambuco (Ibape-PE) e Bahia (Ibape-BA). A iniciativa contou com o total apoio dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia de Pernambuco e da Bahia.
Até o local para sediar este primeiro encontro foi estratégico: na divisa de Pernambuco e Bahia, nos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Os profissionais do Vale do São Francisco puderam ter acesso a conhecimentos de excelência na área de avaliações e perícias de engenharia, com a reunião de diversos atores das engenharias para discutir e disseminar conhecimentos relevantes para o setor.
Logo no início, foi formada a mesa de abertura. Na composição, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, o vice-presidente do Crea-BA, Jaime da Cruz, o vice-presidente do Ibape nacional, Tácito Maia, além das diretoras gerais da Mútua Bahia, Karen Daniela, e de Pernambuco, Roberta Meneses. A condução do evento ficou por conta dos presidentes do Ibape-BA, André Tavares, e do Ibape-PE, Gustavo Farias.
“O sonho dos homens ele constrói e muitas outras coisas”, citou Lucena, adaptando um pensamento do poeta Carlos Pena Filho para ilustrar a importância da engenharia na vida das pessoas. Principalmente uma boa engenheira, com técnica apurada e aprimorada, com qualificação constante, a exemplo dos conhecimentos que seriam repassados neste encontro conjunto.
O evento foi marcado por um dia intenso de aprendizado. As palestras contemplaram temas como Inspeção Predial, Mapeamento com Drone, Energias Renováveis, Avaliação de Imóveis Rurais e Energias Renováveis. Cada tema teve um representante do Ibape-PE e do Ibape-BA, disseminado novos conhecimentos.
Um dos palestrantes foi o vice-presidente do Crea-PE, Clóvis Segundo. Ainda no evento estiveram presentes o superintendente Técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni, além do inspetor tesoureiro da Inspetoria de Petrolina, Cesar Spínola.