Empreendimentos hoteleiros estão recebendo as ações fiscalizatórias do Crea-PE

Iniciativa visa proporcionar mais segurança aos turistas que chegam ao Estado

O Crea-PE está intensificado o plano de fiscalização em empreendimentos hoteleiros do Estado. A iniciativa visa garantir a segurança dos turistas que chegam a capital pernambucana e a outras cidades atraídos pelo verão e também os festejos de fim de ano.

Na manhã desta quinta-feira (09), agentes fiscais do Conselho vistoriaram o Hotel Jangadeiro, localizado na Praia de Boa Viagem, um dos principais pontos turísticos da cidade do Recife. Durante a ação fiscalizatória, foram solicitados os documentos comprobatório para avaliação se os projetos, obras e serviços de manutenções estão sendo desenvolvidos por profissionais com competência técnica para função.

Ao todo, serão verificados 14 itens em cada unidade da rede hoteleira, entre eles: a acessibilidade, voltada principalmente para facilidade de locomoção de pessoas portadores de deficiência e idosos, o plano de manutenção, operação e controle do sistema de ar-condicionado, poços artesianos, elevadores, entre outros.

O agente fiscal Tiago Caetano avaliou como positiva a vistoria realizada na manhã de hoje. “A ação foi bastante tranquila. Os responsáveis pelo Hotel Jangadeiro já estavam cientes sobre o início da fiscalização do Crea-PE e sobre a documentação que seria exigida”, afirmou.

Antes da operação, foram realizadas no mês de outubro duas reuniões educativas e preventivas com os principais operadores da rede hoteleira em Pernambuco.

“A ação fiscalizatória do Crea-PE é muito importante e tem que existir para evitar o risco de algum sinistro nos empreendimentos hoteleiros. Sempre solicitamos todos os documentos aos profissionais e empresas que prestam serviço para nós. Recentemente, aprovamos junto ao Corpo de Bombeiros um novo sistema contra incêndio. Além dos documentos pedidos pela corporação, solicitamos também a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Certidão de Acervo Técnico (CAT) dos profissionais envolvidos”, explicou o representante do Hotel Jangadeiro Paulo Renato Reis da Silva.

O gerente da Fiscalização, Nailson Pacelli, ressaltou que as ações fiscalizatórias vão acontecer em empreendimentos de grande, médio e pequeno porte. “A pretensão do Crea-PE é proporcionar mais segurança e comodidade aos turistas que vierem a Pernambuco. Para isso, é importante a boa prestação dos serviços de engenharia em todos os empreendimentos do setor”, concluiu.

Outras Cidades –  As ações de fiscalização do Crea-PE estão ocorrendo em todo o Estado com apoio operacional da inspetoria local. Em Goiana, a operação de fiscalização já aconteceu no Goiana Palace Hotel e no Rainha Hotel. Em Garanhuns, no Agreste Meridional, os fiscais já estiveram em empreendimentos como o Mael Plaza Hotel, Hotel Real e no Alvorada. Já em Araripina, no Sertão, os agentes vistoriaram o Hotel Recanto da Serra.