Crea Pernambuco e UFPE assinam o contrato de concessão onerosa do uso do prédio da antiga Escola de Engenharia, nesta sexta-feira (22), às 10h, na sede provisória do Crea-PE
A construção de um bom futuro passa pelo conhecimento do passado. A afirmação cai como uma luva para o Memorial da Engenharia, o primeiro do País. Nesta sexta-feira (22), às 10h, será dado um passo fundamental para a implantação do projeto. Será assinado o contrato de concessão onerosa do uso do prédio da antiga Escola de Engenharia, numa parceria entre o Crea Pernambuco e a UFPE, proprietária do imóvel.
O Memorial de Engenharia será o primeiro implantado no País. A iniciativa vai além da preservação das memórias da época de construção de parte do Estado. Ela passa também pela revitalização do Centro do Recife, já que ficará localizado na Boa Vista. Será um espaço para fins educativos e culturais. Lá, terá o Museu da Engenharia, a Biblioteca da Engenharia, o Centro Cultural da Engenharia, o Centro de Estudo e Pesquisa da História da Engenharia em Pernambuco e um núcleo de educação continuada com auditórios e salas de aula, visando promover a atualização dos profissionais e o debate de temas relevantes de interesse para o desenvolvimento de Pernambuco e do Brasil.
O espaço será de fundamental importância para a revitalização do Centro do Recife, pois está inserido numa rota que começa com o Mercado da Boa Vista e segue pela Praça Maciel Pinheiro, Casa de Clarice Lispector, Teatro do Parque, Cine São Luiz, Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano, Parque 13 de Maio e Rua da Aurora. O Conselho também instalará um Posto Avançado, disponibilizando serviços para os profissionais, criando mais uma opção de acesso ao Crea Pernambuco.
A assinatura do contrato de concessão onerosa acontecerá na sede provisória do Crea Pernambuco e será realizada pelo presidente do Conselho pernambucano, Adriano Lucena, e pelo reitor da UFPE, Alfredo Gomes. A concessão tem o prazo de cinco anos após a conclusão das obras, podendo ser renovada. A previsão é que o projeto seja implantado em três anos. Para agilizar a execução, o Crea vai lançar em breve o edital para a contratação das empresas que serão habilitadas para tocar a obra.
História
A criação da Escola de Engenharia, localizada na Rua do Hospício, 371, foi motivada pelo progresso experimentado por Pernambuco, na segunda metade do século XIX, com a construção de ferrovias, cujas obras tiveram participação de engenheiros ingleses, e particularmente pela crescente urbanização da cidade do Recife. Devido à falta de engenheiros brasileiros, naquela época, profissionais franceses também costumavam prestar serviços no estado.
A escola abrigou o primeiro curso de Engenharia do Nordeste e o 4º do País, funcionado entre 1945 e 1966. O prédio guarda as memórias da época de construção de parte do Estado. O próximo passo é eternizar estas memórias e partilhar com sociedade e visitantes.