Grupo definiu temáticas que serão abordadas durante o ano, e reconduziu o engenheiro Roberto Muniz como coordenador adjunto do CTP
Os integrantes do Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE se reuniram nesta quinta-feira (18), de forma online, para deliberar sobre as ações do grupo para este ano. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, que coordena o CTP, iniciou a reunião falando sobre o debate da Transnordestina, que foi bastante discutido ao longo do ano de 2023 e que continuará neste ano. Ele também defendeu ampliar as discussões acerca de outros temas relevantes para o Estado. “É preciso tomar à frente de alguns outros temas, como o Arco Metropolitano, a Refinaria de Abreu e Lima, a Escola de Sargentos, a Duplicação da BR 232, a Duplicação da PE-060, entre outras rodovias. E também o debate sobre a Compesa, que engloba abastecimento, saneamento e a concessão”, enfatizou.
Durante a reunião foi definido ainda o coordenador adjunto para as atividades do Comitê neste ano de 2024. Por unanimidade, o engenheiro civil Roberto Muniz foi reconduzido ao cargo. “É uma grande satisfação continuar pelo 4º ano consecutivo como coordenador adjunto do CTP, que tem contribuído para o protagonismo do Crea-PE, da Engenharia pernambucana e do desenvolvimento do Estado”, disse Muniz.
Na sequência, o coordenador adjunto apresentou a proposta de divisão dos trabalhos em dois eixos. O primeiro eixo vai tratar da ‘qualidade, tecnologia e inovação da Engenharia pernambucana’. E o segundo eixo será voltado para debates sobre temas relevantes para o Estado com a participação da sociedade. O geólogo Winston Holanda, reforçou a importância das habilidades dos participantes para contribuir com os debates. “Acredito que quanto mais profissionais debatendo os temas, vindo de outras vivências, principalmente de outras experiências, vai agregar muito para o nosso trabalho aqui no CTP”, afirmou.
Durante o encontro, também foram apresentados temas voltados para a transição energética, o desenvolvimento sustentável do Semiárido e a mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recife. “Aqui no Crea-PE a gente tem abraçado temas importantes e contribuído para a melhoria do nosso estado”, frisou o engenheiro civil e professor Carlos Calado.
O engenheiro civil João Recena, mostrou-se otimista com o avanço dessas temáticas no Comitê. “Acredito na importância do trabalho que o Crea-PE vem fazendo, o apoio que o CTP tem dado, e vamos torcer para que seja um ano de muitos resultados”, concluiu.
No próximo encontro do CTP serão definidos os membros de cada eixo a ser trabalhado durante o ano, além dos seminários que irão ocorrer para ampliar o debate com a sociedade.