Começou, agora há pouco, a votação sistematizada de propostas na segunda etapa do Congresso Nacional de Profissionais (CNP), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Os delegados com direito a votos receberam um equipamento para que realizassem a votação eletrônica. “Esse tipo de evento é importante para assegurar a maior participação dos profissionais no processo de decisão do Sistema Confea/Crea, assegurando a pluralidade de idéias”, analisou o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, que está participando do congresso.
Além do presidente do Crea, Pernambuco conta com a participação de 12 delegados, são eles: Fernando Artur Nogueira, Romilde Almeida de Oliveira, Marcílio Luna Filho, Hiroshi Fujino, Jário Pereira, Marco Antônio Pereira, Antônio Ferreira Filho, Evandro de Alencar, José Roberto, Urbano Possidônio Neto, Ivaldo Xavier, Cláudio Fugagnoli.
O CNP é um fórum organizado pelo Confea a cada três anos, apoiado pelos Creas e pelas Entidades Nacionais. O encontro tem o objetivo de discutir e propor políticas, estratégicas e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, Mútua e Entidades no desenvolvimento nacional. Desta forma, o sistema permite maior integração com a sociedade e entidades governamentais. Ao todo, participam com direito a voto 487 delegados de todo País, sendo 118 delegados institucionais, 288 delegados estaduais e 81 delegados convidados.
A primeira etapa do CNP foi realizada de 25 a 28 de agosto, em Cuiabá, no Mato Grosso. Na ocasião, foram discutidas as 77 propostas nacionais. Nesta segunda esta, os delegados discutirão todas as propostas que, na primeira etapa, não foram integralmente aprovadas ou aquelas rejeitadas. As propostas versam sobre Formação Profissional, Exercício Profissional, Organização do Sistema, Inserção Internacional e Integração Profissional e Social.