Encontro aconteceu nesta terça-feira (21) no auditório da Fiepe
Unir esforços para concretizar a ferrovia Transnordestina. Esse foi o clima do Crea Convida, que teve sua reestreia nesta terça-feira (21), com palestra do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, com o tema Infraestrutura, Transnordestina e desenvolvimento regional. O evento lotou o auditório da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe).
“Vamos construir a Transnordestina de mãos dadas”, reforçou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, na abertura do debate. Lucena destacou o papel da Sudene na retomada da ferrovia e as riquezas que podem ser transportadas, a exemplo de grãos, petróleo, gesso, aves e minério.
O Crea Convida foi realizado em parceria com a Fiepe. Para Ricardo Essinger, presidente da entidade, “a Transnordestina é de suma importância para Pernambuco e é fundamental manter a discussão para que se alcance o traçado final da ferrovia”.
Danilo Cabral provocou a plateia, formada por profissionais e representantes de entidades, sindicalistas e a sociedade civil, a criar um fórum permanente de mobilização em torno da ferrovia. O superintendente parabenizou o Crea-PE pela iniciativa de liderar a pauta para a retomada da obra e ressaltou a necessidade de ampliar o movimento com maior participação da sociedade, dos atores políticos, e assegurou o apoio da Sudene e do Governo Federal. “Precisamos juntar todos que têm responsabilidade com essa obra”, pontuou.
O Crea Convida contou com a mediação do engenheiro Civil Carlos Calado. Os debatedores foram o engenheiro Civil e professor da Unicap Maurício Pina e o engenheiro de Produção e consultor de logística Marcílio Campos. Além dos questionamentos dos debatedores, o evento abriu espaço para interação com a plateia.
O debate foi gravado e pode ser conferido na TV Crea. Acesse aqui e confira.