Curso de orçamento com Uso de Ferramentas BIM tem segundo dia com aulas práticas

Crea-PE realiza qualificação gratuita para seus profissionais em Petrolina, com certificado de participação ao final

Depois do primeiro dia conhecimento teórico, na noite da sexta-feira (14), o segundo do dia do curso de orçamento com Uso de Ferramentas BIM partiu, neste sábado (15) para a parte prática. Munidos de computadores, os profissionais exercitaram os ensinamentos do engenheiro civil e professor do curso, Vilberty dos Anjos Vasconcelos.

Para a engenheira civil Jaynne Freire, que atua na área serve muito como atualização. “Me traz uma gama de novos conhecimentos. A metodologia que faz desde a concepção do projeto até o orçamento pronto, definitivo. O professor trouxe vários softwares que a gente pode utilizar na confecção de orçamento”, avaliou a engenheira.

“O curso vem para agregar valor à matéria de orçamento. A metodologia é algo que já está presente no mercado e que vai avançar cada vez mais”, classificou Vilberty Vasconcelos. Com 14 anos de experiência em orçamento em obras públicas e privadas, o professor assegura que o treinamento é de suma importância para os profissionais de Petrolina.

O inspetor secretário da Inspetoria Regional de Petrolina, José Carlos Matos Júnior, foi um dos profissionais que aproveitou a oportunidade para qualificar-se ainda mais na ferramenta. “Fiz pós-graduação em BIM e incentivo o uso desta metodologia”, destacou o inspetor, que adiantou que o projeto de melhoramento da sede da inspetoria já está pronto no modelo BIM.

Pela programação, o curso está abordando temas como definição e características de orçamento; como se forma o orçamento e os erros mais comuns. A programação inclui ainda BDI, encargos sociais e complementares, além de orçamento em BIM e software, entre outros. As aulas seguem até este domingo, das 8h às 13h, com pausa de uma hora para o almoço e retorno às 14h até 17h.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) já realizou diversas qualificações com a temática de introdução ao BIM, sendo o primeiro curso em Petrolina. A cidade também é a primeira a receber o segundo módulo da ferramenta BIM, com foco no orçamento.

A demanda atende solicitações dos próprios profissionais que pediram cursos com a ferramenta BIM. Todos eles estão dentro do programa Crea Qualifica, que prevê uma qualificação continuada para seus profissionais, capacitando para as demandas do mercado de trabalho. O objetivo do Conselho é qualificar seus profissionais para as demandas do mercado de trabalho nas áreas das engenharias, agronomia e geociências.

O BIM é uma ferramenta de elaboração de projetos, com modelo 3D, associada à inovação. É tida como uma mudança de cultura e de prática da construção, por exemplo. É uma modelagem que atualiza o jeito de fazer e pensar nos projetos, e em suas soluções. O modelo é realidade nos principais países da Europa, das Américas e da Ásia. No Brasil, o uso do BIM é crescente e peça fundamental para a sobrevivência na indústria da construção. O Governo do Estado e órgãos públicos, por exemplo, já exigem o BIM em seus contratos.