Definição foi acertada durante a 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes, realizada em Manaus
O Crea-PE marcou presença na 5ª Reunião Ordinária de 2024 do Colégio de Presidentes, que ocorreu nesta quinta e sexta-feira (22 e 23), em Manaus, na capital do Amazonas. Com a presença do presidente Adriano Lucena, do 1º vice-presidente José Constantino e da 2ª diretora Administrativa do Crea-PE, Adriana Palmério, os representantes pernambucanos participaram dos encontros e contribuíram para o debate que reuniu profissionais do Sistema de todo o Brasil.
Um dos temas pautados foi o Salário Mínimo Profissional, onde os representantes regionais expuseram sua atuação nos processos administrativos e judiciais contra editais que não respeitam a Lei 4.950-A, que estabelece o valor do salário mínimo profissional da categoria. O Confea assegurou que vai participar ativamente dessas questões e reforçou que está estudando uma forma de viabilizar apoio jurídico aos conselhos regionais.
“Esse é um tema que temos nos debruçado constantemente com a publicação de editais que não respeitam o piso salarial, além de receber grupos de profissionais que são servidores concursados em todas as jurisdições e que não recebem o que determina a lei. O Confea sendo esse braço, temos certeza que iremos fortalecer a nossa defesa pelo Salário Mínimo Profissional e, desta forma, assegurar mais dignidade aos profissionais”, disse o presidente Adriano Lucena.
Ainda durante a reunião, o presidente do BIM Fórum Brasil (BFB), Rodrigo Koerich, anunciou que a segunda rodada da Pesquisa BIM será realizada a partir do dia 23 de setembro. Para viabilizar essa etapa, estão sendo realizados alinhamentos tanto nacionalmente, por meio do Colégio de Presidentes, quanto regionalmente, em parceria com os Creas.