Crea Pernambuco participa do 2° Encontro de Engenharia Civil da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Evento contou com a presença do inspetor de Petrolina Cesar Espínola e do coordenador-adjunto da Comissão de Acessibilidade Ambiental do Crea-PE, Tácito Maia

O Crea Pernambuco marcou presença no primeiro dia do 2° Encontro de Engenharia Civil da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que começou nesta quarta-feira (04) e vai até esta quinta-feira (05). O evento abre possibilidades de complementar a formação de estudantes e a atualização profissional de engenheiros que já atuam no mercado. O encontro contou com a presença do inspetor tesoureiro da Inspetoria do Crea-PE em Petrolina, Cesar Espínola.

Ele foi responsável, junto com o inspetor chefe da inspetoria de Juazeiro (BA), Sérgio Carvalho, do Crea-BA, para falar sobre o papel do Conselho para os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências e para a sociedade. Sérgio Carvalho destacou a composição do Sistema Confea/Crea/Mútua. Espínola destacou as funções do Crea Pernambuco, além de falar sobre as ações e iniciativas do Conselho pernambucano para seus profissionais.

Entre as ações, o Crea Júnior, que tem o objetivo de aproximar os estudantes das áreas ligadas ao Crea Pernambuco do seu futuro Conselho Profissional. Espínola ainda falou sobre o Crea Qualifica, uma iniciativa que prevê qualificação continuada gratuita para os profissionais, com foco nas demandas do mercado de trabalho.

A coordenadora do curso de Engenharia Civil da Univasf, Nailde Coelho, fez uma breve apresentação da formação, destacando que a Univasf este ano completa 20 anos de ensino à região do Vale do São Francisco. Na abertura do evento, o coordenador do encontro, o professor Wagner Carvalho, deu as boas-vindas, afirmando que a iniciativa é importante por proporcionar a difusão de conhecimentos com potencial de melhorar a produtividade e qualidade da indústria da construção civil no Vale do São Francisco e a consolidação do curso de Engenharia Civil da Univasf como polo de excelência regional.

No final da manhã, o coordenador-adjunto da Comissão de Acessibilidade Ambiental do Crea-PE, Tácito Maia, foi responsável pela palestra “A engenharia diagnóstica a serviço da sociedade”. Maia, que é ex-presidente do Ibape-PE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Pernambuco) ressaltou a importância de uma perícia responsável para assegurar a segurança e bem-estar da população.

O encontro seguiu na parte da tarde com mais três palestras: “Engenharia Civil a Mineração: uma abordagem sobre a geotecnia de rejeitos”, “A terra crua como matéria prima de inovação na construção”, e “Aço Sob Medida: Soluções de Corte e Dobra”. O evento acontece no Complexo Multieventos, do Campus Juazeiro. Na programação desta quinta-feira (05), mesa redonda e oficinas, com temas como “Um olhar sobre a questão da macrodrenagem em Petrolina” e “Gerenciamento da Travessia Urbana de Juazeiro”.