Crea-PE visita Estação Ecológica do Tapacurá no dia de celebração ao Pau-Brasil

Estiveram na Unidade de Conservação, que fica em São Lourenço da Mata, conselheiros que integram a Comissão de Meio Ambiente do Conselho

No Dia do Pau-Brasil, celebrado nessa sexta-feira (03), conselheiros da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Crea-PE visitaram a Estação Ecológica do Tapacurá, localizada na cidade de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. Participaram da visita na Unidade de Conservação e Proteção Integrada da árvore símbolo do País a coordenadora da CMA, Cláudia Alcoforado, e o adjunto Alexandre Barros; além dos conselheiros Hilda Wanderley e Assis Lins Lacerda.
A Unidade de Conservação pertence à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e possui gestão realizada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), órgão do Governo de Pernambuco. A área possui 40 hectares e a expectativa é a de que até o final de 2024 o espaço seja ampliado para cerca de 800 hectares.
“A visita de hoje teve como intuito conhecer a Unidade de Preservação do Pau-Brasil, ver toda a diversidade de fauna e flora e de cuidado com o meio ambiente, além de uma aproximação maior com a Universidade Federal Rural de Pernambuco”, destacou a conselheira, professora da UPE e coordenadora da CMA, Cláudia Alcoforado.
Já a conselheira Hilda Wanderley ressaltou que “a estação ecológica foi idealizada pelo professor João Vasconcelos Sobrinho, um grande preservador da natureza, e que a visita mostra a preocupação do Crea-PE com o meio ambiente”.
O gestor da Estação Ecológica do Tapacurá, Reinaldo de Araújo Souza, falou sobre a importância da Unidade de Conservação. “Preservar essa estação é de extrema importância para que a sociedade continue usufruindo dos serviços ecológicos que ela oferece com uma biodiversidade ativa. Estamos aqui desde 1975, quando foi criada a Estação, explicou.
De acordo com a gestora das Unidades de Conservação do Tapacurá no CPRH, Joselma Figueiroa, foram plantadas 50 mil mudas de Pau-Brasil nessa área. “Essa Unidade de Conservação, na categoria de Refúgio de Vida Silvestre Mata do Camocim, é utilizada como base para pesquisas das Universidades e para a conservação dos recursos naturais como a flora, fauna e o solo”, concluiu.