Crea-PE reúne representantes de entidades profissionais para apresentar projeto do Memorial da Engenharia de Pernambuco

Conselho firmou parceria com a UFPE para viabilizar execução do projeto

Nesta terça-feira (05), representantes de entidades relacionadas às Engenharias participaram, no início da manhã, de uma reunião para conhecer o projeto e as tratativas referentes ao Memorial da Engenharia de Pernambuco e discutir as possibilidades de ocupação do espaço a partir das necessidades de cada entidade.

O Crea-PE tem realizado uma série de reuniões com as entidades com o objetivo de trazê-las para o projeto, que disponibilizará áreas para que possam se reunir, estabelecer a sede (se necessário) e também realizar cursos e eventos. O engenheiro e professor Maurício Pina, um dos grandes entusiastas do Memorial, apresentou aos participantes os detalhes do primeiro esboço do projeto, que será atualizado para contemplar as atuais boas práticas construtivas.

“É muito importante o apoio do Crea-PE, pois com isso estamos conseguindo viabilizar a elaboração dos projetos que são fundamentais para a execução da obra do Memorial da Engenharia. Por muito tempo esbarramos muito nessa dificuldade da ausência de projetos. Com a articulação do Conselho, na pessoa de Adriano, esse problema está se resolvendo, não só em relação aos recursos necessários à elaboração do projeto, mas também ao envolvimento das entidades de engenharias e áreas afins para que possamos ocupar aquele espaço”, explicou o Maurício Pina.

Na avaliação do superintendente Técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni, foi uma reunião bastante produtiva. “Hoje conseguimos avançar no desenho do funcionamento do Memorial da Engenharia, já buscando identificar com as entidades quais seriam os melhores usos pra esse memorial, que será um espaço de compartilhamento entre elas também”, disse. Ainda segundo o superintendente, já foram identificadas mais de 20 entidades que podem ter interesse de agregar à dinâmica do espaço.

Para o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, a gestão decidiu se comprometer com a entrega do Memorial por entender sua importância tanto para as profissões relacionadas quanto para a cidade. “Precisávamos de uma solução para dar forma ao Memorial da Engenharia, um espaço que já é muito aguardado e que vai servir a muitos profissionais. É por isso que estamos unindo forças para entregar ao Recife e a Pernambuco o primeiro Memorial da Engenharia do Brasil”, defendeu o presidente.

O Memorial da Engenharia de Pernambuco vai funcionar na Rua do Hospício. O prédio abrigou a Escola de Engenharia, entre os anos de 1945 e 1966, está situado num corredor cultural do Recife, que inclui o Teatro do Parque, a casa de Clarice Lispector, o Cinema São Luiz, Parque 13 de Maio, Câmara dos Vereadores, Assembleia Legislativa e Rua da Aurora. Por meio da parceria estabelecida com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Crea entrará com o investimento inicial para viabilizar o projeto executivo. Como contrapartida, parte do prédio terá espaço para o Conselho, as entidades de classe e seus profissionais.