Crea-PE

Crea-PE realiza reunião com o objetivo de aprimorar o trabalho das perícias no Estado

Participaram da reunião representantes da Caixa, Sinduscon-PE e Ademi-PE e de construtoras

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, recebeu nesta terça-feira (29), na sede provisória do Conselho, representantes da Caixa Econômica Federal, do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE) e de construtoras para discutir as perícias realizadas em imóveis.

O encontro teve como objetivo construir uma pauta que beneficiasse todos os envolvidos nas questões de perícias. Após ouvir os participantes, o presidente Adriano Lucena explicou sobre o Crea Qualifica, que oferece o curso de Perícias na Engenharia para habilitar profissionais nessa área. “A gente tem essa preocupação de ter no mercado profissionais qualificados para desenvolver suas atividades de forma correta”, assegurou.

Lucena também enfatizou a disponibilidade do Crea-PE para um trabalho em conjunto: “A gente precisa criar essa cultura de todos estarmos alinhados. O grande objetivo é entregar a obra de qualidade e com um preço justo para a sociedade”, concluiu.

O assessor jurídico da Ademi-PE, Felipe Cunha, propôs a criação de um grupo de trabalho: “O nosso apelo é a gente tentar trabalhar numa forma conjunta, criar um grupo de trabalho ou algo similar para que a gente possa ter uma forma de orientar esses profissionais que realizam as perícias”, afirmou.

Em concordância com a proposta, Ireno Tibúrcio, gerente da Centralizadora Técnica da CEF, reforçou a necessidade de integração entre os setores: “A gente vê que são vários atores. Se a gente não se unir, vai comprometer toda a indústria da construção civil, que é quem mais emprega no país”, alertou.

O diretor de Administração, Finanças e Patrimônio do Sinduscon-PE, Paulo Wanderley, destacou a necessidade de se chegar a um consenso: “Nós precisamos nos juntar e construirmos uma solução para essa situação que é crescente no mercado”, disse.

MANUAL – Adriano Lucena também mencionou o Manual do Condomínio, que está em fase final de desenvolvimento em parceria com o Secovi-PE, com a finalidade de orientar condôminos e síndicos sobre a escolha de profissionais para serviços de manutenção predial.

Ao final do encontro, ficou acordado que seriam tratados a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para as perícias e a criação de uma cartilha para orientar os profissionais.

Pular para o conteúdo