Qualificação acontece nos dias 15, 16 e 17 de setembro para os profissionais do Conselho, dentro do programa Crea Qualifica
Recife vai sediar o Curso de Investigação e Estabilidade de Encostas, realizado gratuitamente pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco para seus profissionais registrados. A qualificação acontece dentro do programa Crea Qualifica, nos dias 15 a 17 de setembro (sexta a domingo), no DNOCS.
Para os profissionais interessados em participar da qualificação, as inscrições podem ser feitas via Google Forms, que pode ser acessado no QR Code do card acima ou clicando aqui. Quando é feita a inscrição, o Crea-PE checa dois detalhes para validação, obedecendo a ordem de inscritos. O primeiro é se o profissional está registrado no Conselho. O segundo é se está adimplente. O profissional receberá um e-mail confirmando a participação ou avisando que não é possível validar a inscrição, explicando o motivo.
O curso será ministrado pelos engenheiros civis Nayara Torres Belfort Acioli e Jean Baptiste Joseph. Ela é doutora na área de Geotecnia, além de pós-doutoranda em Geotecnia pela Universidade Laval em Quebec, Canadá. Ele é mestre em Engenharia Civil na área de gerenciamento e simulação de reservatório de petróleo e doutorando em Engenharia Civil, na UFPE.
Pela programação, o conteúdo contemplará os seguintes temas: Modelagem geológico-geotécnica; Causas gerais de movimento de massa em taludes e encostas; Empuxos de terra; Teorias de Rankine e de Coulomb; Classificação dos movimentos de massa; Técnicas de análise de estabilidade em taludes e encostas: métodos determinísticos e probabilísticos; Métodos de equilíbrio limite; Estruturas de contenção: tipos, concepção e construção. Tem ainda: Dimensionamento geotécnico de estruturas de contenção: estruturas de gravidade, solo reforçado com geossintéticos; solo grampeado, cortinas de estacas, cortinas atirantadas; Metodologias e Softwares para avaliação de Estabilidade de taludes; e Modelagem geológico-geotécnica.
Na atual gestão do Crea Pernambuco, foi lançado o Crea Qualifica, que tem o propósito de qualificar gratuitamente seus profissionais registrados, preparando-os para as demandas atualizadas do mercado de trabalho. Vários temas estão sendo abordados nos cursos, entre eles, a ferramenta BIM, introdução e orçamento, o uso de drone na agricultura, na inspeção de barragens e obras, além de licenciamento ambiental. Tem ainda placas solares e monitoramento de estradas. As qualificações estão sendo realizadas por todo o Estado.
Esta capacitação é fundamental para profissionais e especialistas envolvidos na análise, prevenção e mitigação de riscos geotécnicos relacionados a deslizamentos de terra e instabilidades de encostas. A formação visa fornecer conhecimentos técnicos e práticos essenciais para lidar com a crescente problemática das ocupações urbanas em terrenos suscetíveis a desastres naturais.
A qualificação terá uma carga horária de 20 horas. As aulas acontecem no dia 15 das 18h às 22h, e nos dias 16 e 17, das 8h às 12h, com um intervalo de uma hora e retorno das 13h às 17h. Os participantes terão direito a certificado.