Crea-PE

Crea-PE participa do Hackathron Recife que debate causas e soluções para as inundações do Rio Tejipió

Conselho foi representado no encontro pelo engenheiro Civil João Recena, integrante do Comitê Tecnológico Permanente (CTP)

A busca de soluções para evitar as inundações pelo Rio Tejipió, como as provocadas pelas fortes chuvas de 2022, reuniu um time de especialistas do Brasil e dos Países Baixos no Hackathon Recife. O evento contou com a contribuição do Crea-PE, representado pelo engenheiro Civil, João Recena, que integra o Comitê Técnico Permanente (CPT) do Conselho.

O “Hackathon Recife – modelando uma cidade resiliente” foi organizado pela Prefeitura do Recife e a embaixadora adjunta dos Países Baixos no Brasil, Afke Mulder, que fez a abertura do evento. O encontro aconteceu nos dias 14 a 17 de novembro, na Casa Zero, no Bairro do Recife, e contou com visita técnica em uma das áreas atingidas pela inundação.

Segundo João Recena, o evento foi um processo de discussão coletiva em busca de saídas para o problema das enchentes. As chuvas de maio do ano passado provocaram o transbordamento do Rio Tejipió, que impactou tanto as comunidades ribeirinhas, como os bairros da Imbiribeira e do Ipsep.

Recena explicou que a Prefeitura do Recife conseguiu financiamento de R$ 1,5 bilhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para cuidar das encostas e evitar os alagamentos. “Os recursos estão disponíveis e agora é preciso propor soluções e o Hackathon foi uma oportunidade de fazer esse debate”, destacou o engenheiro Civil.

Entre as sugestões apontadas no encontro estão obras de alargamento da calha do Rio Tejipió, a liberação de áreas aterradas ao longo do rio, criação de parques alagáveis, além da transferência e assentamento das comunidades que vivem em áreas de risco. Como medida de longo prazo, Recena defende a obrigatoriedade da criação de reservatórios capazes de reter água da chuva para os novos prédios e praças.

De acordo com João Recena, esses tanques, que já existem em outros países, incluindo o Brasil, evitariam que as águas corressem imediatamente para rios e riachos, em períodos de fortes chuvas. “Essa medida evitaria picos maiores de inundações”, explicou. O Hackathon foi encerrado pelo prefeito do Recife, João Campos.

Pular para o conteúdo