Crea-PE participa de primeiro dia do Workshop Maturidade e Inovação no Setor da Construção Civil, em Petrolina

Evento é uma realização do Senai Petrolina, com apoio do Conselho pernambucano e segue até esta quarta-feira (15)

Transformando a indústria da construção: Introdução ao BIM foi o tema do primeiro dia do Workshop Maturidade e Inovação no Setor da Construção Civil, na noite dessa terça-feira (14). O evento é uma realização do Senai Petrolina, com a participação do Crea-PE.

O presidente do Conselho, Adriano Lucena, esteve presente na abertura, que foi conduzida por Carol Campos, gestora escolar do Senai Petrolina. Ela lembrou que o Senai já realizou oficinas como essas no Recife, Caruaru e Araripina. “A gente está trazendo abordagens que veem a inovação para a construção civil, através da transformação digital”, afirmou a gestora.

Na sua fala, Adriano Lucena, destacou: “O Crea junto com o Sistema S em Petrolina traz novas ferramentas e novos conceitos. Nesta noite, traz o BIM para que o profissional de Petrolina e região possa trabalhar nas mais diversas oportunidades, como a ampliação do aeroporto, o debate sobre a questão da água, a revitalização do São Francisco, a duplicação das rodovias, as vias que estão sendo pavimentadas”.

As apresentações foram comandadas por Mariele Ferreira, arquiteta e urbanista, consultora do Senai Pernambuco, com experiência em BIM, coordenação e modelagem, além de Tiago Lopes, engenheiro civil, presidente da ABIMPE, que é a Associação BIM Pernambuco. Teve ainda a participação do professor do IF Sertão, Francisco Jesus de Souza. Ele falou sobre o projeto criado na universidade com foco no BIM, o Núcleo de Extensão Aplicado em BIM (NEABIM).

Ao final das apresentações, foi aberto um debate sobre o tema, com espaço para dúvidas dos participantes. O evento encerra nesta quarta-feira (15), com o tema Qualidade Energética no Ciclo de Vida do Empreendimento, no auditório do Senai Petrolina.

Esta oficina está dentro da Agenda Tech, uma iniciativa que reúne capacidades e recursos de indústrias e associações industriais participantes e de universidades e instituições científicas, tecnológicas e de inovação. O objetivo é solucionar desafios temáticos propostos para Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI), de Consultorias e também de Educação.

O setor da construção civil passa por um momento de crescimento, em Pernambuco, por isso o workshop é importante para atualização do conhecimento na área. A construção civil foi o segmento que mais gerou empregos formais em Pernambuco, entre janeiro e fevereiro deste ano, com quase mil novos postos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Em 2023, foram mais de 46 mil novas vagas formais, também no Estado.

As projeções para o aquecimento na construção civil são otimistas. Investimentos bilionários devem turbinar o Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste e fazer a economia local crescer num ritmo mais acelerado do que a média do Brasil no longo prazo.

De acordo com um estudo realizado pela consultoria Tendências, a região deve ter uma expansão média de 3,4% ao ano entre 2026 e 2034, acima dos 2,5% que serão observados para o País nesse período.

Petrolina, por exemplo, tem grandes investimentos previstos: a ampliação e modernização do aeroporto, que receberá um investimento de R$ 56 milhões; um aporte de R$ 125 milhões da Bayer para um centro de pesquisa na cidade; além no Novo PAC, que previstos R$ 92 bilhões para Pernambuco, com projetos que preveem adequações nas BR-423 e 104 e estudos para viabilizar as concessões dos aeroportos de Petrolina e Recife.