Crea-PE participa de evento sobre Transição Energética e Eficiência Operacional

Seminário ocorreu nesta quinta-feira (17), no auditório do Senai, no Recife, e contou com a participação do 1º vice-presidente do Crea-PE, José Constantino

A transição energética e a eficiência operacional são temas cruciais para o futuro sustentável do nosso planeta. Com a crescente urgência em lidar com as mudanças climáticas e a degradação ambiental, é fundamental promover debates que envolvam governos, empresas e a sociedade civil. Com esse foco, o grupo WEG promoveu nesta quinta-feira (17), no auditório do Senai, no Recife, o WEG Day sobre Transição Energética e Eficiência Operacional.

Quem acompanhou as palestras foi o 1º vice-presidente do Crea-PE, José Constantino, que em sua saudação inicial falou sobre a necessidade de discutir a temática. “É muito importante a participação do Crea-PE em um evento como esse, que trata sobre a transição energética e seu desenvolvimento, visto que o Brasil hoje tem uma matriz que requer todo um cuidado para ter um desenvolvimento sustentável agora e no futuro. O Brasil não se preparou nas décadas passadas, mas está começando a acordar e entender que esse é o momento de investir nessas tecnologias”, detalhou.

Para o diretor Comercial em Pernambuco da WEG, Bruno Guimarães, avançar na transição energética é urgente. “O tema da descarbonização é urgente. A gente vê o que tá acontecendo com o planeta, muitas queimadas, desastres naturais. Tudo isso é fruto do desequilíbrio ambiental causado pelo aquecimento global. Por isso é tão importante a gente tratar o tema e acelerar esse processo da transição energética”, explicou.

Um dos palestrantes do evento foi Phillip Luiz Mendonça, gerente de Tecnologia e Inovação do Senai/PE. Ele apresentou o TechHUB Hidrogênio Verde, que será um espaço de desenvolvimento e testagem de seis projetos de inovação com foco no combustível do futuro: o hidrogênio verde, sendo construído no Complexo de Suape. “O Tec Hub é uma iniciativa da Federação das Indústrias juntamente com o estado de Pernambuco para tentar acelerar tecnologias emergentes e impulsionar o desenvolvimento da indústria. A gente está construindo uma plataforma no Complexo Industrial Portuário de Suape dotada de sistema de utilidades, gestão e aceleramento de empresas. Então imagine um parque tecnológico onde a gente vai conseguir validar projetos, iniciativas industriais para diminuir as incertezas e gerir os riscos que talvez em algum momento um player tenha”, contou.

Outro tema bastante explorado durante o seminário foi a tecnologia Bess, que é um sistema de armazenamento de energia elétrica em bateria, conhecida como BESS, que tem a funcionalidade de fornecer energia de reserva e melhorar a estabilidade da rede. “As novas tecnologias como a BESS, por exemplo, irão resolver problemas das energias variáveis: solar e eólica. Então Bess vem reunir essas três fontes de energia e tem tudo a ver com a transição energética que precisamos fazer juntamente com outros atores como o governo, concessionária e a Eletrobrás, para que possam se integrar nesse processo e agilizar as empresas no desenvolvimento dos negócios”, disse o presidente do Sindienergia-PE, Bruno Câmara, que também assistiu ao evento.