Crea-PE participa de debate sobre carteira de projetos do Governo de Pernambuco no Sinduscon/PE

Evento ocorreu nesta segunda-feira (14), na sede do Sinduscon/PE, e reuniu o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, além de empresários e representantes do governo de Pernambuco

Um almoço-reunião promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon/PE) ocorreu nesta segunda-feira (14), na sede do sindicato, no Recife, com o objetivo de discutir pautas relevantes para o desenvolvimento do estado. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, participou do encontro, que reuniu empresários do setor e representantes do governo de Pernambuco, liderados pelo secretário de Projetos Especiais, Rodrigo Ribeiro.

Durante sua apresentação, Ribeiro detalhou a carteira de projetos, que inclui obras públicas, concessões e parcerias. O volume estimado de investimentos em projetos e obras públicas é de R$ 3,9 bilhões, enquanto o de concessões e parcerias totaliza R$ 23 milhões. Entre as obras públicas mencionadas, o secretário destacou a construção de creches, maternidades, batalhões da Polícia Militar e presídios.

Após a apresentação, Adriano Lucena pediu a palavra e ressaltou que, apesar da mudança de governo, ainda não houve avanços nas rodovias PE 50, 60 e 90. “São rodovias muito importantes para o Estado, principalmente a PE 60 na questão do turismo”, observou Lucena. Ele também mencionou a Escola de Sargentos como uma oportunidade significativa para fomentar o desenvolvimento na área oeste da Região Metropolitana, que ficou atrás das demais cidades do Grande Recife. “Essa é uma oportunidade gigantesca para o Estado incrementar essa área, especialmente agora que o cenário militar, antes concentrado no sul do Brasil, já está em funcionamento no Ceará, por exemplo”, enfatizou.

Em resposta a perguntas sobre as mais de 1.500 obras paralisadas no estado, o secretário Rodrigo Ribeiro garantiu que estão sendo retomadas. “Nós não abandonamos as obras antigas; elas estão sendo retomadas. Assim como novos projetos estão sendo desenvolvidos no estado”, afirmou.

O presidente do Sinduscon/PE, Antonio Claudio Couto, elogiou a capacidade de diálogo e planejamento do governo. “Precisamos urgentemente colocar esses planos em prática e cultivar a humildade que você demonstrou ao se abrir para o diálogo constante. Essa troca é fundamental para avançarmos juntos”, afirmou.

Complementando, Paulo Wanderley, diretor de Administração, Finanças e Patrimônio do Sinduscon/PE, destacou que um bom planejamento torna tudo viável. “Sem projeto, não vamos a canto nenhum, apenas com aditivos intermináveis. Não existe um projeto 100% perfeito, mas, se nós participarmos da construção desses projetos, a probabilidade de erros é muito menor”, finalizou.